O Athletico prepara a transmissão da partida contra o Goiás, nesta quarta-feira (12), às 19h15, na Arena da Baixada, em seu streaming próprio, o Furacão Play. Mas a exibição do jogo pela segunda rodada do Brasileirão deve gerar um conflito com a Globo.
O Furacão foi o único time da Série A que não negociou os direitos de pay-per-view (PPV) da temporada com a emissora. Quando fechou contrato de TV aberta até 2024, no ano passado, o clube negociou não receber luvas de assinatura para permanecer com esse direito, acreditando que poderia utilizá-lo no futuro com uma eventual alteração na lei.
Futebol - As notícias mais quentes! Entre para o grupo no Telegram e receba as publicações em primeira mão
Essa mudança veio em junho, de forma temporária, com a Medida Provisória 984. Antes, o direito de transmissão qualquer evento esportivo era dividido entre seus participantes. Com a MP, o clube mandante decide sobre a exibição do duelo. E é isso que o Athletico quer explorar a partir de agora.
O confronto na Arena, aliás, terá duas transmissões. Uma focada para os torcedores rubro-negros e outra neutra. Os sócios têm acesso liberado à plataforma Furacão Play, mas quem quiser assistir o duelo de forma avulsa também poderá, mediante pagamento.
Incerteza jurídica
No entanto, ainda há incerteza jurídica sobre o tema. A Globo entende que os contratos assinados antes da medida provisória devem ser respeitados – e ela tem acordo de exclusividade com o Goiás para todas as mídias, incluindo PPV. Na semana passada, por exemplo, a emissora entrou com ação na Justiça para impedir que a Turner transmita jogos envolvendo times que tenham vínculo com ela.
Por enquanto, o Athletico respaldos da Justiça. Uma associação de torcedores historicamente ligada ao presidente Mario Celso Petraglia conseguiu liminar na Justiça autorizando as transmissões dos 19 duelos como mandante no Furacão Play. Mais importante, nesta segunda-feira (10), a Justiça do Rio negou liminar da Globo que tentava impedir que a Turner utilizasse a MP para passar jogos do Brasileirão.
Na primeira rodada do Brasileirão, a partida Fortaleza x Athletico não foi exibida na televisão. O jogo ficou no escuro por opção da Turner, mas acabou transmitido de maneira pirata na internet. A atitude irritou Petraglia, que criticou torcedores atleticanos que viram o jogo de maneira ilegal.
Deixe sua opinião