O Athletico estreia na temporada nesta quarta-feira (15), às 22 horas, contra o Racing, pelo Torneio de Verão, na Argentina. Depois, no domingo (19), o time de Dorival Júnior jogará contra o Boca Juniors, no mesmo horário. Dois adversários que estarão na Copa Libertadores deste ano. Nos dois jogos em San Juan serão entregues uma taça ao vencedor e as partidas serão transmitidas pela TNT para o Brasil.
Já faz mais de 50 anos que o primeiro grito de campeão na Argentina é cantado logo no início do ano. Se bem que no primeiro Torneio de Verão, disputado em 1968, o grito foi "Menjünk bajnok", “Vamos Campeão” em húngaro. O Vasas SC de Budapeste derrotou o River Plate por 3 a 0 pelo título da Copa Ciudad de Mar del Plata. Naquele mesmo ano o San Lorenzo conquistaria a Copa Liberad.
Os Torneios de Verão na Argentina começaram a ser disputados em cidades litorâneas, principalmente em Mar del Plata. Nas décadas de 60 e 70, times da capital e do interior faziam suas pré-temporadas em cidades da costa argentina, e aproveitando o fato de que muitos torcedores também estavam na região veraneando, surgiu a ideia de se criar uma disputa entre os clubes.
Com o passar dos anos os torneios de verão se espalharam pela Argentina. Muitas províncias e cidades passaram a querer trazer os clubes para incentivar o turismo. Este ano a Província de San Juan, no noroeste argentino, é quem irá sediar a disputa mais importante desta pré-temporada, e que o Athletico irá participar pela primeira vez. O torneio começou sábado (11) com a vitória do Talleres por 3 a 1 sobre o San Lorenzo e teve um segundo jogo no último domingo (12), com o Universitário do Peru derrotando o Huracán, por 2 a 1.
Os Torneios de Verão na Argentina têm formatos diferentes. A Copa Ciudad de Mar del Plata e a Copa de Oro, os dois torneios preparatórios mais tradicionais na Argentina, já mudaram diversas vezes. Já outros são disputados sempre pelos mesmos times, como a Copa Ciudad de Avellaneda que já em janeiro coloca frente a frente os rivais Racing e Independiente.
Em algumas edições, seleções foram convidadas a participar. A antiga Tchecoslováquia, Hungria e Polônia já cruzaram o Atlântico para desafiar os maiores times argentinos, e até mesmo a Seleção Argentina chegou a entrar na disputa, em 1977, na preparação para o Mundial de 78, que seria sediado no país e acabou conquistado pela própria Alviceleste.
Até hoje, um dos jogos mais comentados é o entre River Plate e a Seleção da Polônia, em 1986, quando Enzo Francescoli, de bicicleta, marcou o 5º gol para desempatar um jogo que estava 4 a 4 e dar o título ao River. Naquele mesmo ano, os Millonarios comandados pelo Príncipe conquistariam a primeira Copa Libertadores do clube.
Mas é justamente o maior rival, o Boca Juniors, o time que mais vezes gritou Dale Campeón no início do ano. Foram 46 conquistas contra 36 títulos do River. Entre os brasileiros, só o Palmeiras, em 72, levantou uma taça dos Torneios de Verão.
É a vez do Athletico entrar em campo. Para quem já está garantido na fase de grupos da Libertadores, enfrentar Racing e Boca é uma preparação de luxo para, quem sabe, gritar Dale Campeón em novembro, no Maracanã, na grande decisão do continente.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião