O Athletico busca nesta quinta-feira (9), às 21h30, um feito histórico para consolidar sua expansão internacional: derrotar o Boca Juniors na famosa La Bombonera.
O jogo é pela última rodada da fase de grupos da Libertadores e o Furacão já está classificado. O time argentino precisa de um empate, mas avança até mesmo com derrota se o Tolima não tirar um saldo de sete gols.
Mas se na matemática o jogo não vale muito para o Athletico, esportivamente a partida tem um peso histórico para o time paranaense. Poucos brasileiros sentiram o prazer de calar a La Doce, temida torcida boquense.
Em 38 jogos de brasileiros contra o Boca na Bombonera, apenas sete venceram jogos oficiais. São 25 vitórias e sete empates. Foram eles Palmeiras, Fluminense, Internacional, Paysandu, São Paulo, Cruzeiro e o Santos (de Pelé).
Será também a primeira vez do Furacão no estádio. Tiago Nunes também debuta na casa do rival e rasga elogios. O técnico é destaque do diário Olé desta quinta-feira. "É um sonho jogar aqui. Todos que trabalham com futebol sonham jogar nos melhores lugares do planeta", avalia Nunes, que ganhará uma camisa do Boca do técnico Gustavo Alfaro.
Nunes não terá o zagueiro Thiago Heleno e o volante Camacho, ambos no departamento médico. Do outro lado, a principal mudança de Alfaro no Boca deve ser a ida de Tevez para o banco de reservas.
Mais sobre o jogo
Símbolo do Boca, Tevez cresceu no temido Fuerte Apache; já fomos ao local
Rival do Boca desde criança, Ruben ressalta “sabor especial” de jogar na Bombonera
Crise política na Argentina deixa clima tenso para o jogo entre Boca e Athletico
Polêmicas e crise: bastidores do Olé, jornal argentino que faz piada com brasileiros
Ídolo do Boca e ex-Athletico, Navarro Montoya vê Furacão em alta na Argentina
Conheça o ousado projeto de Jaime Lerner para nova La Bombonera
Lendária, Bombonera atrai turistas, movimenta economia e Boca projeta modernização
Transmissão
O duelo terá transmissão apenas pelo Facebook na páginas oficial da Libertadores. A Gazeta do Povo acompanha o duelo em tempo real.
Ficha técnica
Boca Juniors: Andrada; Buffarini, Lisandro Lopez, Isquierdoz e Más; Villa, Nandez, Marcone e Campuzado; Zárate e Benedetto. Técnico: Gustavo Alfaro.
Athletico: Santos; Jonathan, Paulo André, Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington, Bruno Guimarães e Lucho González; Rony, Nikão e Marco Ruben. Técnico: Tiago Nunes.
Arbitragem: Carlos Orbe, auxiliado por Byron Romero e
Christian Lescano. Todos do Equador.
Fique de olho
Marco Ruben
O atacante argentino é rival do Boca desde criança. Na partida na Arena da Baixada, precisou de três finalizações para fazer todos os gols da vitória por 3 a 0.