• Carregando...
Imagem de Santos mexendo no celular causou revolta, mas era parte de uma campanha de prevenção de acidentes.
Imagem de Santos mexendo no celular causou revolta, mas era parte de uma campanha de prevenção de acidentes.| Foto: Reprodução Sportv

A polêmica cena do goleiro Santos, do Athletico, com o celular na mão no gramado da Arena da Baixada no Brasileirão de 2018 ficou em segundo lugar em um dos principais prêmios publicitários do mundo. A campanha Distracted Goalkeapper (Goleiro Distraído, em português), produzida pela agência Tech and Soul, de São Paulo, foi eleita a segunda melhor na disputa do Festival de Cannes, na França.

Na campanha do Uber, patrocinador do Furacão, Santos foi flagrado mexendo no celular em campo minutos antes da partida com o Atlético-MG, pela quinta rodada do Brasileiro. Durante o minuto de silêncio, o arqueiro mexia no celular. Assim que o árbitro apitou o início da partida, ele correu para deixar o celular do lado do gol.

A cena flagrada por fotógrafos e cinegrafistas rodou o mundo, rendendo notícia em países como Itália, Inglaterra, Espanha, Colômbia e Argentina. Antes de ser divulgado o real motivo da cena, o arqueiro rubro-negro foi muito criticado.

“Santos, do Athletico Paranaense, parece ter outras coisas em mente enquanto confere seu celular durante a derrota por 2 a 1 do seu time para o Atlético-MG”, chegou a escrever a revista Four Four Two, principal publicação esportiva da Grã-Bretanha.

O próprio técnico Fernando Diniz, à época à frente do Athletico, chegou a demonstrar surpresa com a situação na entrevista pós-jogo.

O próprio Santos manteve a encenação antes da campanha ser divulgada. Em entrevista ao Fantástico no dia do jogo, chegou a declarar que não tinha nada demais usar o aparelho.

Entretanto, tudo não passava de ação planejada. No dia seguinte à partida com o Galo, o Athletico convocou entrevista coletiva para explicar que a cena na verdade era uma campanha do Uber para alertar dos riscos de se usar o celular no trânsito. A ação fez parte do Maio Amarelo, campanha mundial de prevenção de acidentes de trânsito.

"Eu ficaria indignado também com a atitude de levar o celular para o campo. E essa indignação minha é também em relação ao celular no carro", declarou o goleiro ao explicar a campanha.

Além de Cannes, o vídeo também foi premiado no New York Festivals International Adversiting Awards de 2019.

Punição

Mesmo com a explicação de que a ação fazia parte de uma campanha de prevenção de acidentes, o goleiro e o Athletico não escaparam de punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Furacão foi multado em R$ 50 mil e Santos suspenso por um jogo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]