O São Bento viveu, na noite da última segunda-feira (26), um fato inédito e histórico. Mesmo contando somente com 12 jogadores para o jogo contra o Criciúma, devido a um surto de Covid-19 no elenco, o time conseguiu segurar o empate sem gols, no Walter Ribeiro, em Sorocaba, pela 12ª rodada da primeira fase da Série C do Brasileirão.
A noite também foi inesquecível para o goleiro Lucas Macanhan, cria da base do Athletico e com passagem pelo Paraná. Aos 38 minutos do segundo tempo, quando o meia-atacante Coutinho teve de ser substituído, Macanhan era a única opção no banco de reservas e acabou entrando para atuar como centroavante.
Desajeitado, ele até tentou ficar dentro da área na espera de receber algum passe, sem sucesso. De qualquer maneira, o goleiro formado no CT do Caju acabou contribuindo para o time da casa segurar o empate mesmo diante do insólito cenário de contar com dois goleiros em campo ao mesmo tempo.
São Bento tentou adiar a partida, sem sucesso
A direção do São Bento tentou evitar esta situação. Pediu junto à CBF o adiamento do jogo logo cedo, mas não obteve sucesso. O clube registrou 15 jogadores com Covid-19, um suspenso e quatro no departamento médico. Só restaram 12 jogadores, sendo três goleiros.
Ou seja, seriam só nove jogadores de linha para tentar a reabilitação no Grupo B. A solução foi escalar dois jogadores com sintomas, porém, com testes negativos, para completar o time. Os nomes deles, porém, não foram revelados.
Evandro, Pablo, Denner, Lucas Silva, Magrão, Sávio, Luis Henrique, Léo Aquino, Igor, Laércio, Marcelo, Ruan, Dogão, Alison e Fábio Bahia são os atletas com o novo coronavírus. Jair, Jheimy, Allan Vieira e Welisson se recuperam de lesão, enquanto Serginho está suspenso.
A CBF alegou que o São Bento tem 38 jogadores inscritos na Série C e 13 aptos para o jogo, número mínimo imposto pela entidade. A CBF ainda informou que o time paulista poderia relacionar jogadores da base, como aconteceu com o São Caetano no sábado passado. O clube escalou um time de base para evitar o W.O. na Série D, porém, acabou goleado por 9 a 0, pelo Pelotas-RS.
O São Bento contestou a posição da CBF, apelando para a preservação da saúde de todos os envolvidos na partida. "O Esporte Clube São Bento não compactua com a decisão da CBF em manter o jogo de hoje. Os protocolos sanitários foram e continuam sendo seguidos pelo ECSB, mas infelizmente um surto de covid-19 atingiu nosso elenco. Pedimos o adiamento da partida, mas o pleito foi recusado pela CBF, que confirmou o jogo para hoje. Acreditamos que essa decisão coloca em risco todos os profissionais que trabalharão na partida: comissão e atletas do ECSB, comissão e atletas do Criciúma, além dos fiscais, árbitros e apoios".
Macanhan busca recomeço na carreira no São Bento
Revelado como promessa do Athletico, Lucas Macanhan, 26 anos acabou não se firmando no Furacão. Ele fez somente quatro jogos pela equipe principal e acumulou empréstimos para Guaratinguetá, Grêmio Novorizontino e Paraná.
Na Vila Capanema, em 2019, acabou não entrando em campo pelo time principal, tendo defendido apenas o time sub-23 no Brasileirão de Aspirantes. Já neste ano, no São Bento, o arqueiro soma 25 partidas.
Por que a direita brasileira vê na eleição de Trump um impulso para o seu plano em 2026
Bolsonaro prevê desafios para Lula, seja com vitória de Trump ou Kamala; assista ao Entrelinhas
Trump e Kamala empatam na primeira urna apurada nas eleições dos EUA
As eleições nos EUA e o antiamericanismo esquerdista
Deixe sua opinião