O zagueiro argentino Alexander Barboza, de 24 anos, não apenas está na mira do Athletico, como pode se tornar a contratação mais cara da história do clube (na casa de R$ 15 milhões, de acordo com o canal TNT Sports), caso o River Plate entre em acordo com o Furacão nos próximos dias.
O nome do defensor, no entanto, passa longe de ser novidade nos bastidores do CT do Caju. O atleta de 1,93 m, que estava emprestado ao Defensa y Justicia, vice-campeão argentino na última temporada, é monitorado desde o ano passado pela comissão técnica.
A indicação surgiu após as observações do time argentino, que poderia ter sido adversário do Rubro-Negro na última Copa Sul-Americana, mas foi eliminado justamente pelo vice-campeão Junior Barranquilla.
Naquela época, Barboza já era capitão do Defensa e chamava a atenção pela liderança, qualidade de jogo e estatura. O Furacão fez duas investidas para contratá-lo (em dezembro e em fevereiro), mas o River sempre dificultou o negócio, pedindo alto.
TABELA: Veja os próximos jogos da Libertadores
Agora, com a necessidade latente de reforçar o setor defensivo, o Athletico faz nova tentativa. Sem Thiago Heleno (suspensão por doping) e Paulo André (prestes a se aposentar como jogador), o argentino chegaria para ser titular ao lado de Léo Pereira, apesar de ambos serem canhotos. E estaria apto para atuar nas partidas decisivas contra o Boca Juniors, pelas oitavas de final da Libertadores.
Caracaterísticas
Barboza se destaca por sua seriedade, compromisso e força na bolas altas (no ataque e na defesa). Disputou, por exemplo, 24 das 25 partidas do último Campeonato Argentino. O zagueiro, que tem boa saída de bola, foi muito importante na campanha da inédita classificação da modesta equipe verde e amarela para a Copa Libertadores.
Barboza, aliás, virou peça-chave para o técnico Sebastián Beccacece, que deixou o clube após a competição, acertou com o Independiente e agora briga com o Furacão pela contratação do defensor.
TABELA: Veja a classificação e os próximos jogos do Brasileirão
O impacto do zagueiro no Defensa, onde formou dupla com Lisandro Martinez - vendido ao Ajax em maio -, foi grande. Até sua chegada, em fevereiro de 2017, a média de gols sofridos pelo time argentino, no campeonato nacional, era de 1,46 por jogo.
O número caiu para 1,07 gol/jogo, reflexo direto de seu desempenho, que seguiu alto no Campeonato Argentino de 2018/2019, quando a média de gols sofridos do clube foi de apenas 0,72/jogo.
Histórico
Formado nas categorias de base do River Plate, Barbozateve pouca chance na equipe da capital. Sua estreia como profissional foi pelo Atlético Rafaela, em 18 de julho de 2015, foi justamente contra o clube que o formou. Na derrota por 5 a 1 para os Millionarios, Barboza foi o autor do gol solitário de sua equipe.
No ano seguinte, teve sua primeira passagem pelo Defensa y Justicia. Após o término do empréstimo, retornou ao River onde finalmente disputou uma partida como profissional pelos Millonarios.
No entanto, por ser jovem e ainda estar procurando espaço, era preterido por zagueiros mais experientes. Então, em fevereiro de 2017, retornou ao Defensa onde viveria o melhor momento da sua carreira até então.
A seriedade do atleta foi possível observar ao fim desse segundo empréstimo. O zagueiro aguarda a definição por parte do River e a espera o incomoda. Barboza quer retornar aos treinamentos em equipe. Nos últimos dias, o defensor se queixou nas redes sociais de ter que treinar sozinho e pediu para que a situação fosse definida o quanto antes.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião