Após mais de quatro horas de julgamento nesta segunda-feira (12), o comitê disciplinar Conmebol encerrou o julgamento do caso de doping do volante Camacho e do zagueiro Thiago Heleno, do Athletico. Porém, a decisão só será divulgada pela entidade nos próximos dias.
Os atletas participaram do julgamento, que ocorreu em Luque, no Paraguai, na sede da Conmebol. A decisão se os atletas serão suspensos ou apenas advertidos não foi definida. A entidade vai entregar ao clube qual é a posição. A informação foi confirmada pelo advogado Bichara Neto, que defende o Athletico, à Gazeta do Povo.
Thiago Heleno e Camacho tomaram um suplemento que contém a substância higenamina, que acelera o metabolismo e auxilia no ganho de massa muscular. A higenamina entrou na lista de substâncias proibidas da Wada (Agência Mundial Antidoping) há pouco tempo – desde 2017. Eles foram receitados pelo próprio clube e não tinha conhecimento da substância.
Se os jogadores forem suspensos, a defesa pode recorrer em outras duas instâncias: a primeira delas na própria Comnebol e, posteriormente, no CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça.
Por conta do erro interno, o Athletico anunciou em junho a demissão de seis funcionários, entre eles o filho do presidente Luiz Sallim Emed, que era médico do clube.
Próximos jogos do Athletico
- Grêmio x Athletico - 14/8 - 21h30 - Copa do Brasil
- Athletico x Atlético-MG - 17/8 - 16h - Brasileirão
- Athletico x São Paulo - 21/8 - 19h15 - Brasileirão
- Athletico x Grêmio - 24/8 - 17h - Brasileirão