Das ruas mais famosas de Buenos Aires, a Florida, ou Calle Florida, se preferir, concentra o comércio de tudo o que o brasileiro mais gosta de esbanjar na capital portenha: couro, alfajor e potes de doce de leite. Já pela cidade para a decisão entre Athletico e River Plate, pela Recopa Sul-Americana, a equipe da Gazeta do Povo lançou um desafio aos transeuntes argentinos. "Conoces a El Paranaense?", perguntamos, entre outras coisas, num mal-ajambrado portunhol.
Não tem finalidade estatística, nem mesmo é um teste de popularidade definitivo sobre a fama internacional do conjunto de Tiago Nunes e Lucho González. Mas serve como um referencial do que El Paranaense, a versão latina do Rubro-Negro, representa em Buenos Aires. Nesta próxima quinta-feira (30), o Furacão faz sua segunda partida em 2019 na cidade, às 21h30, diante dos Millonarios, no Monumental de Nuñez. E, já no final de julho, volta para enfrentar o Boca Juniors, pela Libertadores.
Confira!
Conheço sim a equipe. Mas me parece que é nova, não tenho conhecimento há muito tempo. Chamou atenção por seu estádio, belíssimo. Vi o primeiro tempo do jogo com o River Plate. Quem vai ganhar? River, por 3 a 1. Sou torcedor do River, mas sei que será difícil.
Navarro Alberto, 73 anos, aposentado
Já ouvi falar. Mas só sei de nome, não sei nada mais. Vai jogar contra o River Plate? Não sabia. Sou torcedora do Independiente.
Gisela Astorega, 24 anos, estudante
É uma equipe que está jogando muito bem. Tem o goleador, o Marco Ruben. Quando fui ao Brasil, visitei Cabo Frio, Búzios, gosto muito do país.
Gustavo González, 42 anos, funcionário público
Conheço, sim. Sou amigo de Lucho González, crescemos juntos no bairro Barracas, jogamos bola na Villa 21, quando éramos pequenos. Sou torcedor do Huracán. Que o Paranaense tenha sucesso. Quero uma camisa do meu amigo Lucho.
Johnny Montserrat, 39 anos, vendedor ambulante
Não conheço. Nunca ouvi falar. Torço para o Estudiantes de La Plata.
Stefania Lavage, 27 anos, estudante