Alvo de insultos racistas durante toda a partida entre Blooming e Jorge Wilstermann, o brasileiro Serginho abandonou o gramado em forma de protesto nesse domingo (17), no Estádio Tahuichi Aguilera, pelo Campeonato Boliviano. O Jorge Wilstermann é adversário do Athletico no grupo G da Libertadores.
A gota d’água aconteceu aos 40 minutos do segundo tempo, com seu time perdendo por 2 a 0. O meia se preparava para cobrar um escanteio quando ouviu novamente gritos vindos da torcida local em Santa Cruz de la Sierra.
>> TABELA: confira os próximos jogos, resultados e classificação do Paranaense
>> TABELA: veja os grupos e todos os jogos da Libertadores 2019
>> TABELA: veja todos os jogos do Brasileirão 2019
O jogador de 34 anos, então, conversou brevemente com o árbitro e atravessou todo o campo até chegar ao túnel que leva aos vestiários. Na semana passada, Serginho foi titular do Wilstermann contra o Athletico, na Arena da Baixada, pela primeira fase da Libertadores.
Técnico do clube boliviano, o espanhol Miguel Ángel Portugal demonstrou apoio ao atleta brasileiro nas redes sociais. “Todo meu apoio ao Serginho, que se retirou do campo diante dos insultos racistas de uma importante parte dos torcedores do Blooming, e que a lei atue com contundência para que isso não volte a ocorrer”, disse o ex-técnico do Athletico.
Todo mi apoyo para Serguinho que se retiró del campo ante los insultos racistas de una importante parte de aficionados de Blooming y que la ley actúe con contundencia para que no vuelva a ocurrir pic.twitter.com/6OA6osSil3
— Miguel A. Portugal (@maportugal55) 18 de março de 2019
De acordo com a agência AFP, não foi a primeira vez que Serginho foi vítima de racismo. Em 2018, também em Santa Cruz de la Sierra, o meia não voltou do intervalo por causa de insultos desse tipo.
Até o próprio presidente boliviano, Evo Morales, se manifestou no Twitter diante da repercussão do caso. Com uma população de maioria indígena, o país aprovou, em 2010, uma lei contra o racismo e discriminação.
“Nossa solidariedade ao Serginho, jogador do Wilstermann que ontem deixou o gramado, em forma de protesto, após ser vítima de insultos racistas vindo de maus torcedores. O futebol é um esporte que une os povos, não devemos permitir que seja manchado com esses atos discriminatórios”, escreveu Morales.
Nuestra solidaridad con Serginho, jugador de #Wilstermann que abandonó ayer la cancha, a modo de protesta, tras recibir insultos racistas de parte de malos hinchas. El fútbol es un deporte que une a los pueblos, no debemos permitir que se manche con estos actos discriminadores.
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) 18 de março de 2019
Notícias do Athletico
Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!
***
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião