O Athletico precisa quebrar uma escrita importante para derrotar o Jorge Wilstermann nesta quarta-feira (24), às 19h15, na Bolívia, pela penúltima rodada do Grupo G da Copa Libertadores. Em cinco partidas disputadas na altitude desde 2002, o Furacão nunca venceu.
A cidade de Cochabamba, localizada a 2.560 metros acima do nível do mar, pode até não causar tantos problemas como acontece em La Paz, situada a 3.600 m de altitude. O desempenho dos atletas, contudo, será certamente menor do que o normal. Essa reação é causada pela hipóxia, a falta de oxigênio no organismo.
DIRETO DA BOLÍVIA: Em tempo real, todas as informações do Athletico na Libertadores
“Há redução no nível de condição física do atleta, mas é algo muito individual. Entre 2.500 m e 3.000 m, esse índice varia entre -8% e -24%”, explica o fisiologista Raul Osiecki, doutor pela Universidade Federal de Santa Maria-RS) e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Em 2002, o Rubro-Negro jogou justamente em La Paz, contra o Bolívar. Venceu o primeiro tempo por 5 a 1, teve dois jogadores expulsos, e cedeu o empate na etapa final.
Foi o único ponto conquistado pelo clube em duelos em altitude elevada (veja os detalhes no infográfico abaixo) . No mesmo ano, perdeu para o equatoriano Olmedo (2.750 m). Em 2006, o algoz foi o Pachuca, no México (2.432 m).
O Furacão voltou a sofrer com La Paz em 2014, mas desta vez diante do The Strongest. Três anos depois, foi derrotado pelo Millionarios em Bogotá (2.640 m), mas se classificou à fase de grupo da Libertadores nos pênaltis.
Na ocasião, o zagueiro Thiago Heleno sequer viajou com a delegação atleticana para a Colômbia, assim como aconteceu desta vez. Segundo o Athletico, o motivo é uma limitação fisiológica.
“Ele apresenta uma pré-disposição genética sanguínea. Por isso, em altitudes elevadas, não tem condições adequadas para exercer a prática esportiva. Isso pode ocasionar a diminuição do rendimento físico ou até mesmo ser prejudicial à saúde”, relatou o clube.
Obviamente que quem está acostumado a jogar nessas condições acaba tendo uma vantagem sobre quem é forasteiro. O próprio desempenho histórico do Wilstermann como mandante na Libertadores é um exemplo.
Os aviadores têm retrospecto de 30 vitórias, 16 empates e 12 derrotas — aproveitamento de 61%. Na edição atual, seguraram empate sem gols com o Boca Juniors no Felix Capriles, mas foram goleados por 4 a 0 em Buenos Aires. A disparidade é inegável.
Há também a questão envolvendo a velocidade da bola, que se comporta de maneira diferente em uma altitude elevada. Neste caso, quem mais sofre com a menor pressão atmosférica é o goleiro.
Com o ar menos denso, a pelota preserva sua velocidade por mais tempo e, na linguagem dos boleiros, fica ‘viva’ — e menos previsível.
De acordo com Osiecki, no entanto, uma boa preparação física pode ajudar minimizar os efeitos do ar rarefeito.
“Eu acompanhei in loco jogos do Athletico e me chamou a atenção o nível elevado da preparação deles. Isso vai compensar a altitude. O time também não tem outra competição para participar, teve tempo para se preparar. Tudo ajuda”, comenta o ex-fisiologista do Coritiba.
E, curiosamente, se os efeitos da altitude são ruins para longa distância, podem potencializar a velocidade de atletas de explosão em algumas situações.
Os números são comprovados na comparação de duas Olimpíadas seguidas, Tóquio-1964 (40 m acima do nível do mar) e Cidade do México-1968 (2.250 m). Em provas masculinas de 100m, 200m e 400m rasos, houve melhora de até 2,9% no índices feitos na altitude.
“Nessa lógica, o Rony pode ser ainda mais perigoso para o Athletico”, ressalta Osiecki.
Veja o retrospecto do Athletico em jogos na altitude
Tabela da Libertadores 2019
Notícias do Athletico
Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer na Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!
***
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião