Dois técnicos promissores. Dois trabalhos consolidados. Dois competidores natos. Duas formas de pensar futebol. A final da Copa do Brasil reserva o embate entre Tiago Nunes, 39, do Athletico e Odair Hellmann, 42, do Internacional.
Na quarta-feira (18), um deles conquistará a Copa do Brasil. O Furacão joga pelo empate no Beira-Rio, após vencer por 1 a 0 na Arena da Baixada.
Cabelos brancos à parte, Nunes e Hellmann têm estilos diferentes. O tricampeão mundial e comentarista Tostão define Nunes como 'kloppista' (em alusão a Jürgen Klopp, técnico do Liverpool) e Hellmann como 'simeonista' (em referência a Diego Simeone, treinador do Atlético de Madrid).
Gaúcho de Santa Maria, o técnico do Athletico preza pelo futebol vertical. Passes rápidos, pressão na saída de bola, velocidade no ataque. Estilo realizado com maestria por Bruno Guimarães e Rony, armas fundamentais do time.
O catarinense de Salete, por sua vez, não abre mão da solidez, do jogo físico e do equilíbrio. Característica que pode ser notada na dupla de zaga formada por Victor Cuesta e Rodrigo Moledo.
Apesar de jovens, ambos busca há tempos um lugar ao sol. E o que fica evidente nos dois profissionais é a sede de sucesso. Ambição e foco que ficam constatados nas entrevistas.
"Nós somos muito fortes em casa. Temos certeza que o Beira-Rio estará lotado e entregará a alma", avisa Hellemann. Já Nunes fala em merecimento: "Vamos lá para fazer um grande jogo e merecer o título".
Os dois passaram por um período probatório em Athletico e Inter. Primeiro assumiram os cargos de forma interina, mas os resultados fizeram com a que a efetivação fosse inevitável.
Hellmann assumiu como interino na reta final da Série B, em 2017, mas logo após o término da competição foi efetivado. Já Nunes assumiu o time em junho de 2018 após a demissão de Fernando Diniz. Ele só confirmado como técnico principal depois de seis meses, após a conquista da Sul-Americana.
No currículo, Nunes tem dois títulos pelo Furacão. Ganhou o Estadual com o time de aspirantes (2018) e levantou a Sul-Americana – primeira conquista internacional do clube. Já Hellmann busca sua primeira taça. Ele iniciou a carreira na base do Internacional, em 2010, e foi auxiliar-técnico de Rogério Micale no ouro olímpico no Rio-2016.
Próximos jogos do Athletico
- Inter x Athletico - 18/9 - 21h30 - Final Copa do Brasil
- Vasco x Athletico - 22/9, 16h - Brasileirão
- Athletico xFortaleza- 25/9, 21h30 - Brasileirão
- Athletico x Chapecoense - 29/9, 19h - Brasileirão
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião