O Athletico terá uma temporada com disputas importantes em 2020. O Furacão jogará a Supercopa do Brasil, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Até o momento, o clube apresentou três reforços para o time principal, além do técnico Dorival Júnior. A principal dúvida é sobre a permanência de Rony e Bruno Guimarães, que têm propostas para deixar o clube.
Veja o time base, quem chegou, as principais carências e o elenco atual
Time base
Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Léo Pereira e Adriano; Wellington, Bruno Guimarães (Lucho ou Erick) e Fernando Canesin; Nikão, Rony (Marquinhos Gabriel) e Carlos Eduardo.
Quem saiu
Marco Ruben: o centroavante argentino retornou ao Rosário Central. Marcelo Cirino: atacante acertou com o clube chinês Chingqing Lifan.
Camacho e Pedro Henrique: o volante e o zagueiro Pedro voltaram ao Corinthians. Eles estavam emprestados e com a chegada de Tiago Nunes ao clube paulista, eles não permanecem no Furacão.
Braian Romero: o atacante argentino não teve sucesso no Furacão e retornou ao Independiente.
Everton Felipe: o meia retornou ao São Paulo após um curto período de empréstimo.
Thonny Anderson: emprestado pelo Grêmio, ele foi vendido ao Red Bull Bragantino.
Madson: também estava emprestado pelo Grêmio, ele foi negociado com o Santos.
Bruno Nazário: o meia pertence ao Hoffenhein, da Alemanha, e acertou com o Botafogo por empréstimo.
Também saíram: Caio (gol, Água Santa); Gabriel Poveda (ata, Santa Cruz); Bruno Rodrigues (ata, Ponte Preta); Abner Felipe (lat, Água Santa); João Pedro (meia, Atlético-GO); Lucas Macanhan (gol, São Bento).
Voltam de empréstimo
O zagueiro Zé Ivaldo retornou ao Furacão após passagem pelo Vitória. No clube baiano, o defensor fez 11 partidas na Série B. Já Felipe Gedoz também encerrou seu empréstimo no Vitória, mas o seu contratou encerrou dia 11 de janeiro de 2020 e o meia não teve o vínculo estendido.
Quem chega
Marquinhos Gabriel, meia-atacante, 29 anos, 1,74 m
Meia-atacante que atua pelos lados, Marquinhos Gabriel teve um ano ruim pelo Cruzeiro. Fez 52 partidas e marcou quatro gols. Chega por empréstimo e tem boa relação com Dorival, com quem trabalhou no Santos em sua melhor fase na carreira. O atleta já atuou por Internacional, Bahia, Sport, Palmeiras e Corinthians.
Carlos Eduardo, atacante, 23 anos, 1,73 m
O jogador foi emprestado pelo Palmeiras por três anos em uma transação que inclui a transferência de 20% dos direitos econômicos do atleta. Ele se destacou no Goiás, mas na última temporada não se firmou no time paulista. É um atleta de velocidade, que joga pelos lados.
Fernando Canesin, meia, 27 anos, 1,74 m
A principal característica de Canesin é o passe refinado. É um atleta para dar dinâmica no meio de campo e eventualmente entrar na área. Deve ganhar chances com Dorival. Ele fez a carreira inteira no futebol belga (jogou por Anderlecht e Oostende) e pela primeira vez na carreira profissional vai atuar no Brasil.
Principais carências
Centroavante
Sem Marco Ruben, o Furacão está um homem-gol no elenco. O técnico Dorival Júnior disse não ter pressa por reforços. Caso não seja contratado um camisa 9, o treinador disse estar aberto a jogar de outras formas para suprir a ausência.
Lateral-direito
O Furacão conta com Jonathan, já entrando na reta final da carreira, e o jovem Khellven. Jonathan é um atleta que sofre com problemas físicos durante a temporada, enquanto Khellven é um garoto promissor. No ano passado, o elenco contava com Madson, que foi útil durante o Brasileirão. Mais uma opção para o setor pode evitar problemas futuros.
Elenco
Goleiros: Santos, Léo e Anderson.
Laterais: Jonathan, Khellven, Abner Vinícius, Adriano e Márcio Azevedo.
Zagueiros: Thiago Heleno, Léo Pereira, Robson Bambu e Lucas Halter.
Meias: Erick, Rosetto, Lucho, Wellington, Fernando Canesin, Léo Cittadini, Matheus Anjos, Marquinhos Gabriel, Bruno Guimarães e Nikão.
Atacantes: Rony, Carlos Eduardo, Vitinho, Pedrinho e Guilherme Bissoli.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião