A vida de Barcímio Sicupira, ídolo e maior artilheiro da história do Athletico, vai virar livro em 2019. Em produção pelo jornalista Sandro Moser, a obra pretende esmiuçar a carreira do ex-atacante e comentarista esportivo.
O livro batizado provisoriamente de “Sicupira”, ainda sem data de lançamento, promete revelar as melhores histórias vividas pelo craque atleticano dentro e fora das quatro linhas. Dos 75 anos do eterno camisa 8 do Furacão, 13 foram como jogador. Dos 250 gols marcados na carreira, foram 156 gols pelo Rubro-Negro, marca até hoje não superada.
O craque atleticano ainda formou um esquadrão pelo Botafogo nos anos 60 com Zagallo, Gérson, Jairzinho e Garrincha, e atuou ao lado de Rivellino, no Corinthians, na década de 70.
“Vamos contar a trajetória esportiva inteira dele, que no futebol paranaense é sem igual", garante Moser. "Ele é uma um personagem muito importante de Curitiba e o livro também é um espaço para contar a transformação que a cidade sofreu nos últimos 50 anos”, explica o autor, que é repórter da Gazeta do Povo.
Viagens, resenhas e causos da bola, incluindo as histórias vividas com Mané Garrincha, estarão na biografia. Após pendurar as chuteiras, já são 43 anos dedicados ao esporte como comentarista no rádio e na televisão.
“Eu tenho tanta história que é até difícil contar. Muitos dos envolvidos estão vivos. Como eu vou contar as cagadas dos amigos?”, brinca Sicupira, com sua irreverência. “O Sandro e eu criamos uma amizade. Ele está tendo surpresa atrás de surpresa”, complementa o ídolo atleticano.
A ideia de documentar a vida de Sicupira no papel partiu dos filhos Mariana, Flávia e Barcímio. Eles procuraram e apontaram Sandro Moser como o cara certo para contar e apurar as histórias.
“Para mim está sendo muito especial. Eu sou atleticano desde criança e passei a vida inteira indo ao jogo com meu pai. E quando um atacante do Athletico errava o gol, ele falava: ‘se fosse o Sicupira era caixa’. Então eu cresci tendo o Sicupira como uma espécie de super-herói”, descreve Moser.
E as homenagens ao ídolo não param. Torcedores do Athletico também projetam erguer uma estátua de Sicupira na Praça Afonso Botelho, em frente à Arena da Baixada. “Estou recebendo um carinho muito grande e de muitos que nem me viram jogar. Está sendo tudo fantástico”, agradece o ex-jogador.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Deixe sua opinião