O anúncio da reestruturação do projeto FunCAP (Fundação Club Athletico Paranaense) é a grande surpresa que o clube vai anunciar no próximo dia 26 de março, data do aniversário de 95 anos do Furacão.
Aprovada pelo Conselho Deliberativo (CD) atleticano em dezembro de 2013, a fundação nunca realmente saiu do papel como imaginado internamente. Três anos depois, os conselheiros chegaram a votar alterações no estatuto e regimento da entidade, mas ela continuou limitada a algumas ações sociais e campanhas de conscientização.
>> Sem Globo, Turner e Premiere, 52 jogos do Brasileirão 2019 são excluídos da TV
Segundo o clube, a finalidade da FunCAP é “assistencial, educacional, moral, cultural e esportiva, com objetivo de promover o apoio a crianças, jovens e à família, o apoio à integração da população, a cultura e esporte e divulgação e propaganda da marca CAP, além de projetos educacionais”.
A criação de uma universidade, por exemplo, está entre as metas do projeto, que poderia receber benefícios como isenção tributária e maior facilidade para receber doações e recursos de leis federais.
>> Brasileirão 2019 na Turner; jogos com transmissão, canais, streaming, narração
A renda da FunCAP é proveniente das escolinhas de futebol do clube – a licença de uso da marca do clube também é patrimônio da fundação.
Polêmica
A FunCAP causou muita polêmica na época de seu anúncio. O principal motivo era a possibilidade de o clube transferir patrimônio para a mesma, prática que foi impedida de forma cautelar pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
A intenção, no entanto, foi negada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Mario Celso Petraglia. “Nós não temos intenção de transferir patrimônio ou algum bem que exista agora. O bem que nós capitalizaremos é um bem novo. Me entristece essa dúvida, essa desconfiança. Jamais prejudicamos esse clube. Não levantem suspeitas”, disse o dirigente, que chorou durante o comentário.
Na mesma reunião, em 2016, que retirou a proposição de cargos vitalícios na fundação, Petraglia também fez um ataque a opositores que acabou virando meme nas redes sociais (clique aqui para ouvir).
“De lá pra cá, se reúnem em bares, em antros, em locais, de baixo nível, bebendo, cheirando, e conspirando contra a nossa honra”, disparou, em época eleitoral.
Notícias do Athletico
Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!
Deixe sua opinião