O Athletico recebe o Jorge Wilstermann, da Bolívia, nesta quinta-feira (14), às 21h, na Arena da Baixada, precisando se recuperar na Libertadores. Depois de perder na estreia para o Tolima (1 a 0), na Colômbia, vencer é fundamental para o Furacão seguir com a pretensão de avançar à fase de grupos.
Conheça mais sobre o adversário boliviano do Furacão:
Time ‘máster’
O Jorge Wilstermann aposta na experiência. A média de idade do time que empatou com o Boca Juniors na estreia foi de 31 anos. O jogador mais jovem que atuou pelo Aviador foi o lateral Aponte, de 26 anos. Já o Furacão que perdeu na estreia para o Tolima teve um time cinco anos mais novo, com a média de 25.
>> Premiação da Copa Libertadores: veja quanto cada clube pode embolsar
>> Guia dos jogos na TV: onde assistir Brasileirão, Libertadores, Sul-Americana
Técnico ex-Furacão
Comandante do Jorge desde o início do ano, Miguel Angel Portugal foi técnico do Athletico em 2014. Ele ficou quatro meses no cargo e pediu demissão após pressão da torcida após a eliminação na fase de grupos da Libertadores. Saiu se queixando das condições de trabalho com aproveitamento de 43,58% (cinco vitórias, seis derrotas e dois empates).
Pirulito e brasileiros desconhecidos
Três brasileiros são titulares do Jorge Wisltermann. O mais conhecido é o zagueiro e capitão Alex Silva, conhecido como ‘Pirulito’. O defensor de 34 anos é ídolo do São Paulo e foi tricampeão nacional (2006, 2007 e 2008). Já os atacantes Serginho, 34, e Lucas Gaúcho, 27, só atuaram em clubes periféricos.
>> TABELA: veja os grupos e todos os jogos da Libertadores 2019
Olho nele
O atacante boliviano Gilbert Álvarez é o goleador do time. O jogador já atuou pela seleção da Bolívia e no ano passado marcou 33 gols em 49 jogos. Ele retornou recentemente de uma passagem rápida pelo futebol da Arábia Saudita.
Por que Jorge Wilstermann?
Jorge Wilstermann foi o primeiro piloto comercial da Bolívia e pioneiro do ramo da aviação. Ele morreu em um acidente aéreo em 1936 e o dono da companhia Lloyd Aéreo Boliviano fundou o clube colocando o nome em homenagem ao amigo. A alcunha do Jorge é Aviador e o aeroporto de Cochambamba também leva o nome do ex-piloto.
Curiosidades e bizarrices
Com 69 anos de idade, o clube é o terceiro maior campeão da Bolívia com 14 títulos do Campeonato Boliviano, atrás de Bolivar (28) e The Strongest (15). A história recente mais bizarra é que, em 2010, o Jorge conseguiu a proeza de ser campeão e rebaixado na mesma temporada por conta do regulamento do torneio. Em 2017, eles foram os primeiros do país a eliminar um brasileiro na Libertadores quando despacharam o Atlético-MG.
Athletico x Jorge Wilstermann - Libertadores: últimas notícias
Notícias do Athletico
Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião