O Athletico fez uma incursão pelo interior da Colômbia para encarar o Tolima na estreia da Libertadores 2019. O Furacão enfrentou os colombianos em Ibagué, a 200 quilômetros da capital Bogotá, neste terça-feira (5), e acabou batido por 1 a 0.
Rinha de galo, velório em frente ao estádio, elenco recepcionado com banda ao vivo na madrugada, “torcida humana”, técnico estrela, comidas típicas e repórter brasileira escalando o Furacão no sistema de som do estádio. Confira algumas das curiosidades dos bastidores do Furacão no principal torneio da América do Sul.
>> TABELA: veja os grupos e todos os jogos da Libertadores 2019
>> Premiação da Copa Libertadores: veja quanto cada clube pode embolsar
Repórter brasileira quebra-galho
A repórter da Rádio Banda B, Monique Vilela, “salvou” a organização do estádio do Tolima antes da partida. Sem conhecer direito os atletas do Furacão, o locutor oficial recorreu a Vilela para escalar o Furacão nos sistema de som do estádio. E ela realmente salvou os colombianos: o goleiro Santos, por exemplo, constava na lista com seu primeiro nome, Aderbar.
Tudo de última hora
O Tolima fez os últimos reparos no estádio Manuel Murillo Toro horas antes de a bola rolar contra o Athletico. Os refletores novos foram testados somente um dia antes da partida. O vestiário do Furacão também foi reformado às pressas. No entorno do estádio, trabalhadores prosseguiam em obras minutos antes do jogo da Libertadores.
LEIA MAIS: Batido na estreia, Athletico aposta em série na Arena para arrancar rumo à vaga
LEIA MAIS: Libertadores “esquece” letra H e usa nome antigo do Athletico em transmissão de TV
Imprensa unida
As equipes da Gazeta do Povo, Tribuna do Paraná, Rádio Transamérica e Rádio Banda B assistiram juntas, em uma pequena cabine de transmissão com pouquíssima ventilação, à partida entre Tolima e Athletico. À frente, um vidro embaçado separava os profissionais de imprensa da torcida local.
Passaporte novo em folha
O volante Erick, ex-Operário, saiu pela primeira vez do Brasil na viagem para a Colômbia, para enfrentar o Tolima, na estreia da Libertadores 2019. O jogador vinha sendo utilizado no time de aspirantes no Estadual, mas ganhou a confiança de Tiago Nunes e ficou como opção no banco diante dos colombianos.
Passatempo sangrento
Além de acompanhar as partidas do Tolima, única equipe da cidade, os moradores de Ibagué se divertem com um polêmico e sangrento passatempo: as rinhas de galo. No Restaurante Galleria Mirolindo, região mais pobre da cidade, fica a principal arena. Ali, o sangue e a violência dos embates de galos se mistura com a paixão pelo Deportes Tolima.
Funeral de um hincha
Um fanático torcedor do Tolima faleceu nos dias antecedentes à estreia da equipe contra o Athletico na Libertadores. Em sua homenagem, outros hinchas colombianos fizeram uma parada no estádio Manuel Murillo Toro antes do corpo seguir para o cemitério. Em frente à praça esportiva, cantaram, fizeram música e dançaram, enquanto o carro funerário aguardava.
Recepção musical
Conhecida como a “Capital Musical” da Colômbia, Ibagué recebeu o Furacão à altura do apelido:, o elenco chegou por volta de 1h30 da manhã ao hotel, enquanto uma espécie de fanfarra recepcionava os jogadores cansados da viagem de ônibus entre Bogotá e Ibagué, que durou cerca de 5 horas.
Torcida humana?
O setor visitante, em que ficou a torcida do Athletico, tinha passagem aberta para os demais setores do Manuel Murillo Toro. Apenas três policiais faziam a segurança no pequeno portão amarelo que deveria separar as torcidas. O clima no estádio, entretanto, era de absoluta tranquilidade.
Comilança pré-jogo
O entorno do estádio Manuel Murillo Toro parecia uma orgia gastronômica. Milhos cozidos, leitões inteiros dependurados sobre carvões em brasa, vendedores alucinados oferecendo provas de seus quitutes. Assim os torcedores colombianos da cidade de Ibagué se prepararam para a partida contra o Furacão.
Técnico estrela
O atacante Marco Pérez, conhecido em Ibagué como Marcotelli, em referência ao polêmico goleador italiano Mario Balotelli, é o principal destaque do time do Tolima. No entanto, nenhuma figura brilha mais na equipe que o folclórico técnico Alberto Gamero. Conjuntos de pulseiras e colares coloridos e cabelos à la Valderrama marcam o estilo do pitoresco treinador.
Veja imagens de Jonathan Campos
Confira o lance a lance e a ficha técnica de Tolima-COL x Athletico
***
Grupo de WhatsApp futebol
O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!
*