Televisão
De volta à elite após duas temporadas na Divisão de Acesso, o Londrina estreia contra o Atlético, fora de casa. O Toledo, que também subiu esse ano, recebe o Coritiba, com transmissão ao vivo pela RPC TV. Vinte e dois jogos estão na grade da emissora, e 23 pelo sistema pay-per-view.
O campeonato começa no dia 22 de janeiro e o returno termina no dia 8 de abril, quando se saberá da necessidade dos dois jogos finais com os vencedores de cada turno. Por exigência do Estatuto do Torcedor, a fórmula é mesma deste ano.
O Campeonato Paranaense 2012 nem começou e já é contestado. Motivo: a marcação do Atletiba, duelo mais esperado do primeiro turno, para a Quarta-Feira de Cinzas. A escolha da data pela Federação Paranaense de Futebol (FPF), que divulgou ontem a tabela do torneio, desagradou os dois maiores clubes do estado. Com o rebaixamento do Paraná para a Série B local, confirmado pela Justiça Desportiva na terça-feira (22), os encontros entre Atlético e Coritiba serão os únicos clássicos da competição. O segundo jogo será em um domingo, 22 de abril.
"A criatividade da Federação surpreende. Quem elaborou foi 'genial'. Marcar o maior clássico para uma data como essa é brincadeira. Não foi legal. Um jogo tão importante poderia ser em um final de semana. São tantas opções de data...", lamentou o presidente eleito do Alviverde, Vilson Ribeiro de Andrade, ao saber, pela Gazeta do Povo, que o jogo será no dia 22 de fevereiro, pela 10.ª rodada.
Mandante do duelo, o presidente rubro-negro Marcos Malucelli, primeiramente foi irônico ao ser informado sobre o "Clássico das Cinzas". "Que ideia luminosa, de raro brilhantismo", afirmou, para depois reclamar da decisão. "E o mando é de quem? Nosso?! É muito ruim, lamentável. Um jogo que pode, em tese, estar definindo o turno, marcado em um dia desses é sem sentido. A Federação poderia antecipar a partida. Mas agora a tabela está aí, parabéns", disparou.
O vice-presidente da FPF, Amilton Stival, justificou a escolha por causa das limitações de datas autorizadas pela CBF e à tentativa de não enfraquecer as últimas rodadas dos turnos. "Se faço na oitava [rodada], posso esvaziar as restantes. Não podemos pensar só no clássico, temos outras dez equipes no torneio", disse.
"Tomara que tenhamos razão e os clubes possam fazer uma boa renda", ponderou o dirigente, que reformulou às pressas a relação de jogos do Estadual diante da queda do Paraná e a confirmação do Rio Branco.
No ano passado, o clássico do segundo turno foi marcado para o Domingo de Páscoa, também pela 10.ª rodada. Com melhor campanha, o Coxa antecipou a conquista do turno e do título, tirando a importância da última rodada.