No mínimo sete pontos. É isso o que o Atlético espera dos próximos três jogos no Brasileiro, todos contra adversários diretos na luta para escapar das últimas posições. O primeiro deles é o lanterna Santa Cruz, às 16 horas de hoje, na Arena. Na quarta-feira o Furacão encara o Goiás, fora de casa, e fecha a semana decisiva contra o São Caetano, novamente diante da torcida, mais uma vez no sábado.
Coincidentemente, as três partidas compõem mais uma das "mini-metas" propostas pelo técnico Oswaldo Alvarez. Há seis rodadas o treinador lançou o desafio de conquistar pelo menos seis pontos de cada nove disputados. Na primeira parte fez sete (empate com o Figueirense e vitórias sobre Ponte Preta e Fluminense). Na segunda apenas três (vitória sobre o Santos e derrotas para Botafogo e Internacional).
Dois motivos fizeram a exigência subir para as próximas três rodadas: o time ter somado 10 pontos e não 12 como foi proposto e principalmente o fato de serem confrontos diretos. "Teremos apenas adversários que se encontram na parte debaixo da tabela e isso tem um peso grande para as nossas pretensões. O ideal seriam pelo sete pontos. É difícil, mas não impossível, até porque recentemente ganhamos três jogos seguidos", explicou Vadão.
Para atingir a meta, é fundamental uma vitória sobre o time pernambucano, teoricamente o adversário mais fraco. Porém o Rubro-Negro terá de mudar radicalmente a forma de jogar em relação à vitória de quarta-feira sobre o Paraná, pela Sul-Americana, partida na qual priorizou a marcação e os contra-ataques.
"Isso aconteceu porque o regulamento das competições é diferente. Na última partida (com a vantagem de ter vencido o primeiro clássico por 3 a 1) pudemos jogar com mais cautela, sabendo o momento certo de atacar. Agora teremos de tomar a iniciativa", disse Vadão.
De qualquer maneira, a velocidade, principal característica dos jogadores de frente, Ferreira, Marcos Aurélio e Denis Marques, continuará sendo a principal arma atleticana. Se contra o Paraná foi usada para puxar contra-ataques depois que o time roubava a bola, hoje a intenção é confundir a forte marcação preparada pelo Santa. "As jogadas rápidas serão muito importantes para o nosso sucesso ofensivo", admitiu Marcos Aurélio, uma das apostas para conseguir os primeiros pontos da terceira mini-meta de Vadão.
Na TV: Atlético x Santa Cruz, às 16 horas, no Premiere F.C.
Em Curitiba
AtléticoCléber; Jancarlos, Danilo, João Leonardo e Michel; Marcelo Silva, Erandir, Cristian e Ferreira; Marcos Aurélio e Denis Marques.Técnico: Oswaldo Alvarez.
Santa CruzGuto; Osmar, Sidraílson, Adriano e Paulo Rodrigues; Júnior Maranhão, Bruno Lança, Wilson Surubim e Washington; Jorge Henrique e Márcio Mexerica.Técnico: Fito Neves.
Estádio: Arena. Horário: 16h. Árbitro: José Acácio da Rocha (SC). Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Alcides Zawaski Pazetto (SC).
Deixe sua opinião