Atualizado em 19/02/2006, às 18h30
O Atlético garantiu "virtualmente" a classificação para as oitavas de final do Campeonato Paranaense 2006 com uma goleada por 6 a 0 contra o Beltrão, na tarde deste domingo no Estádio Anilado. Com 23 pontos, o time só perde a vaga na fase seguinte se for derrotado em todos os jogos restantes, e os adversários tirassem um saldo de 13 gols para o Rubro-negro.
Mais uma vez o destaque foi o atacante Dagoberto. O jogador atleticano participou de praticamente todas as jogadas de gol do seu time, além de ter convertido o 3.º gol do Atlético. Jogando para os seus familiares e amigos, já que nasceu e cresceu em cidades próximas a Francisco Beltrão, o jogador teve ainda a humildade de realizar um passe para o atacante Denis Marques fazer o sexto gol da partida, mesmo tendo condições de marcar.
Primeiro tempo
O Atlético começou num ritmo forte e tomou a iniciativa da partida. Logo aos 3 minutos do 1.º tempo, Dagoberto fez o cruzamento numa cobrança de falta na primeira trave para o zagueiro Paulo André surgir e cabecear para as redes do goleiro Rafael.
Antes da metade do 1.º tempo o atacante Baby acertou uma cotovelada no lateral Michel Bastos que foi revidar e acabou expulso pelo árbitro Antonio Denival de Moraes. Matthäus tirou o meia Evandro e colocou o lateral Moreno
O Beltrão passou a dominar as principais ações do jogo após os 30 minutos de jogo. A zaga atleticana, mesmo com a ausência de Danilo, esteve bem postada e afastou as jogadas mais perigosas. A marcação não estava tão boa pela falta do volante Alan Bahia.
No primeiro tempo não houve muita emoção, mas no segundo tempo...
Cinco gols em 45 minutos
Para a segunda etapa o técnico Lothar Matthäus preferiu não realizar nenhuma modificação no Atlético. Já o técnico Natalino de Souza resolveu tirar o lateral direito Sidnei para a entrada do também lateral Alex.
Como um replay do primeiro gol atleticano, as redes do Beltrão balançaram pela segunda vez. Aos 3 minutos da 2.º etapa o atacante Dagoberto fez um cruzamento numa cobrança de falta, Selmir apareceu para cabecear para o gol do Beltrão.
O time da casa viu-se completamente encurralado e sofreu com a pressão e vontade atleticana. Aos 18 minutos do 2.º tempo, o jogador Erandir fez grande jogada, driblou o goleiro Rafael e foi derrubado por ele. O árbitro expulsou o camisa 1 do Beltrão (o goleiro reserva Jefferson entrou no lugar de um atacante logo em seguida). Na cobrança, Dagoberto chutou com categoria e marcou o 2.º gol atleticano.
Pouco depois, num ritmo muito forte, o atlético marcou mais um. Em grande jogada de Dagoberto pelo lado direito, o atacante driblou a marcação e rolou a bola dentro da grande área. Erandir apareceu sozinho e tocou par ao fundo das redes do Beltrão.
Aos 29 minutos do 2.º tempo o Atlético ampliou a vantagem em um jogada inteligente de Dagoberto. O atacante fez o passe para Ferreira que prosseguiu com a bola, fez uma bela jogada individual, entrou na grande área e chutou forte. A bola bateu na marcação e rebateu e só parou nas redes do goleiro Jefferson.
Nos minutos finais, aos 44, uma nova jogada excelente de Dagoberto resultou no sexto gol do Atlético. O atacante carregou a bola, fez o drible e ficou de cara para o gol. Com humildade, viu o atacante Denis Marques aparecer e fez o passe para Denis chutar para as redes do adversário e fechar o placar em 6 a 0.
Francisco Beltrão 0 x 6 Atlético
Veja como ficaram os times na classificação
Confira os outros jogos da rodada
STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa
“ADPF das Favelas” caminha para o fim, mas deixa precedentes graves de ativismo judicial pelo STF
A ousadia do crime organizado
Trump confirma Musk em órgão de eficiência governamental e fala em novo “Projeto Manhattan”