Atlético de Drubscky tenta melhorar desempenho no Nordeste| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

Atleticanas

Dúvida

Drubscky tem uma dúvida para o duelo com o ABC, amanhã: Felipe ou Wellington Saci no meio. Os dois brigam pela vaga de Henrique, deslocado para a lateral direita. Outra alteração confirmada é Derley no lugar do suspenso João Paulo.

Vetado

O meia Paulo Baier – herói da vitória sobre o América-MG por 5 a 4, no sábado – não viajou ontem para Natal com a delegação atleticana. Ele sentiu dores na região do púbis e foi vetado desse jogo pelo departamento médico do clube.

CARREGANDO :)

A sina rubro-negra de não se dar bem no Nordeste continua viva e tem nova prova nesta sexta-feira (12), em Natal, às 21h, contra o ABC, no Estádio Frasqueirão. A única vitória na região nesta Série B, sobre o América-RN, não aliviou o retrospecto ruim do Atlético por lá. Foi na metade de cima do mapa do país que o Furacão perdeu os confrontos com CRB e Ceará – e viu perderem o cargo, respectivamente, os técnicos Juan Ramón Carrasco e Ricardo Drubscky, este na primeira passagem pelo comando.

Desde 2007, o aproveitamento em terras nordestinas é de apenas 16% dos pontos disputados. Neste ano, porém, o número alcançou 25%. Apesar da ligeira melhora, o cenário não é muito animador. O Furacão ainda tem três partidas na região, contra o ABC, Vitória e ASA, e, mantendo a média, traz apenas dois pontos na bagagem.

Publicidade

Nos cinco desafios que ainda tem longe de Curitiba, o Atlético precisa arrancar pelo menos mais cinco pontos – isso contando com aproveitamento perfeito em casa, ou seja, cinco vitórias. Assim, chegaria aos 69 pontos, provável linha de corte para o acesso, segundo os sites especializados.

Seguindo a lógica do retrospecto deste ano, o Rubro-Negro conseguiria fazer outros quatro pontos, diante de São Caetano e Criciúma. Isso porque, no Sudeste, o aproveitamento é de 33% e, no Sul, o número salta para 100%. Usando os dados a partir de 2007, o rendimento seria de 20% e 38%, respectivamente.

Para o técnico Ricardo Drubscky o acesso atleticano virá naturalmente se o time conseguir manter o desempenho que vem alcançando sob seu comando – 74% em 13 partidas. "Uma coisa eu tenho certeza: mantendo esse nível de aproveitamento vai ser difícil ficarmos fora do G4. Fica o aviso ao torcedor de que não vamos ganhar todos os jogos. O importante é focarmos no que podemos fazer", disse o treinador.