O Atlético definiu como data limite para apresentar o nome do treinador para temporada de 2006 o dia 3 de janeiro. A intenção do clube, no entanto, é anunciar o novo comandante ainda antes do Natal. "Novo", pois Evaristo de Macedo não deverá mesmo ter o seu contrato renovado.
Mesmo que a diretoria ainda mantenha o discurso de que o técnico que conseguiu 70% de aproveitamento com o Furacão nos últimos 12 jogos do Brasileirão não esteja descartado, nos bastidores a procura por um novo comandante já começou.
"A reapresentação dos atletas é no dia 27, mas só para exames físicos. A parte técnica começará em janeiro. Até lá poderemos anunciar o treinador. Não temos pressa, pois será um técnico que não influirá no elenco, vai trabalhar com o que determinarmos. Mas esperamos definir isso antes do Natal, para também descansarmos um pouco", diz João Augusto Fleury da Rocha, presidente do Conselho Gestor do Atlético.
O perfil é de um comandante menos centralizador, que utilize a comissão técnica atleticana. E, principalmente, alguém que possa agüentar o ano cheio do clube a preocupação do Rubro-Negro seria com a saúde de Evaristo, que além de viver as voltas com um problema no joelho, já teria recebido pedidos da família para "dar um tempo".
Dos nomes oferecidos por empresários, Muricy Ramalho e Celso Roth são os mais cotados. O primeiro tem proposta do São Paulo para o caso de Paulo Autuori deixar o clube após a final do Mundial de Clube da Fifa, contra o Liverpool, hoje. Já Roth seria uma surpresa é mais fácil a repetição da estratégia do início deste ano, quando o Rubro-Negro apostou em Casemiro Mior, um técnico desconhecido.
Por enquanto, a única ação no clube é enxugar o elenco. Até aqui, 14 jogadores saíram e só três foram anunciados (veja lista ao lado). A tônica permanecerá, de acordo com Fleury. "Pelo belo elenco que formamos neste ano, não teremos nenhuma contratação de impacto", afirma o dirigente.
As posições nas quais o Rubro-negro ainda reforçará o elenco são a zaga, a lateral-direita e o ataque. Um jogador de criação não é prioridade, embora possa vir dependendo da oportunidade.
Ainda faltam definir a saída de mais alguns atletas. Nesse caso a prioridade é na lateral-esquerda, na qual o Atlético conta com quatro jogadores Ivan, Michel Bastos, Marcão e ainda deverá renovar com Moreno.
"Devemos nos desfazer de um deles. Vamos esperar para ver quem receberá a melhor oferta", diz Fleury.