O Atlético Paranaense anunciou, nesta segunda-feira, a contratação de dois jogadores colombianos. O zagueiro Samuel Vanegas, de 33 anos, capitão do Once Caldas no título da Libertadores de 2004 e ultimamente no Independiente Medellín, e o atacante Jorge Serna, de 30 anos, do Envigado. Indicados por Borba Filho, ex-observador técnico do Rubro-Negro e espécie de consultor informal da atual diretoria, a dupla assinou contrato de empréstimo por um ano com o Furacão, com a possibilidade de prorrogação por mais uma temporada.
"O Vanegas, para quem não lembra, era o capitão do Once Caldas no título da Libertadores de 2004 e acaba de ser campeão colombiano pelo Independiente Medellin. É alto, tem bom porte físico e velocidade. Um líder. Já o Serna é o típico camisa 9, um goleador. Ele marcou um gol na vitória por 4 a 0 do Independiente sobre o Atlético na Libertadores de 2005", explica Borba. "São experientes e vão ajudar a garotada do time", emenda ele.
De 2005 para cá, já são sete jogadores colombianos trazidos pelo Furacão. Os que mais deram certo foram Ferreira e Valencia, indicados por Borba. Outra sugestão do consultor, o atacante Dayro Moreno teve poucas chances no clube. Já o avante Herrera e o lateral-esquerdo Marín não tiveram bom desempenho no clube.
Vanegas e Serna estiveram nesta segunda-feira na Arena e já posaram com o novo uniforme. Em entrevista ao site oficial do clube, falaram da chance de jogar no futebol brasileiro o Rubro-Negro já havia tentado a contratação da dupla em 2005, no mesmo pacote do meia Ferreira, atualmente no Dallas (EUA).
"É uma grande oportunidade jogar em um país com um futebol tão forte. Estou muito feliz de vir ao Atlético Paranaense, que tem uma estrutura fenomenal e com uma história em competições muito boa", ressaltou Serna. "Vai ser bom jogar aqui", completou o parceiro.
"Com a contratação do Serna e do Vanegas, a diretoria cumpre sua palavra de trazer jogadores experientes e de qualidade para fazer uma equipe forte na temporada 2010", afirmou o diretor de futebol Ocimar Bolicenho ao site oficial do Rubro-Negro.
A apresentação oficial dos reforços será apenas no dia 4 de janeiro, juntamente com a volta aos trabalhos do restante do elenco. Até lá a diretoria segue tentando atender ao pedido de "três ou quatro reforços de nível" feito por Antônio Lopes. Bruno Mineiro, do América-MG mas que jogou parte do Brasileiro emprestado ao Náutico, segue como uma das prioridades da lista.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas