Noventa minutos do clássico mais tradicional do futebol paranaense podem definir o campeão estadual de 2009 neste domingo, às 15h50, na Arena da Baixada. Atlético Paranaense e Coritiba entram em campo para se enfrentarem pela segunda vez neste ano, com motivações particulares, novidades dentro e fora de campo e muita vontade de vencer o arquirrival. Todavia, a única coisa que ainda não se sabe oficialmente é quem serão os 22 protagonistas.
A Gazeta do Povo Online confere o clássico Atletiba em TEMPO REAL a partir das 15h30.
Único time que depende apenas de si para levantar o caneco, o Furacão entra em campo ciente de que uma vitória sobre o Coxa e um tropeço do J. Malucelli em Rolândia, contra o Nacional, pode coroar uma campanha quase impecável neste Campeonato Paranaense. A equipe liderou a primeira fase com relativa folga, tropeçou contra equipes do interior e diante do Jotinha no início da segunda fase, mas está mais perto da conquista graças à sua constância.
Ao contrário do que costuma fazer, o técnico Geninho escondeu a escalação depois dos últimos dois treinamentos no CT do Caju. A surpresa no time que treinou foram as presenças de Julio dos Santos no meio e Júlio César no ataque, deixando os jovens Fransérgio e Wallyson no banco. Seria uma aposta na experiência ao invés da juventude? Ou seria apenas uma maneira de despistar? Vale tudo antes de um clássico.
"Você não dar arma para o adversário. Vamos esperar e ver o que vem do lado de lá para definir o lado de cá. Temos nossa maneira de trabalhar e fizemos o coletivo com duas formações. E é sempre bom se puder fazer algum mistério em relação ao que vai levar para o jogo", disse Geninho, em entrevista ao site oficial do clube. Além de não saber como virá o Alviverde, o treinador sabe que a contratação de René Simões vai servir como incentivo ao arquirrival, que ainda alimenta esperanças de título.
Coritiba
A derrota para o Iraty no último domingo deixou o Coritiba com chances remotas de título, mas como diz o velho ditado, "a esperança é a última que morre". Quem gosta muito de filosofar também é o técnico René Simões, anunciado na sexta-feira como substituto de Ivo Wortmann. Conhecido motivador, o treinador vai acompanhar o clássico dos camarotes, passando orientações para o auxiliar Édison Borges, que estará no banco de reservas.
René Simões deu os seus pitacos no último treinamento antes do Atletiba, mas a tendência é que a equipe definida e treinada por Borges durante toda a semana vá a campo. Mas restam algumas dúvidas. Marlos treinou como titular em alguns coletivos e pode ser a surpresa, substituindo Ariel Nahuelpan ou Renatinho. Outra dúvida é a presença do volante Pedro Ken, que enfrenta uma incômoda dor de garganta e pode ficar de fora. Neste caso a tendência seria a entrada de Leandro Donizete.
"Se existe 1%, 2% ou 4% de chances de título, temos a obrigação de buscar. Agora, já falei para eles que estamos disputando dois campeonatos: o Paranaense e o Atletiba. E um deles, ao menos, nós temos de ganhar", afirmou Simões. Se os três pontos na Arena não aumentarem as chances do bicampeonato estadual, o resultado pode ajudar o J. Malucelli a assumir a liderança, faltando uma rodada para o fim do octogonal.
ATLÉTICO PARANAENSE x CORITIBA 26/04/2009, às 15h50
Local: Arena da Baixada, em Curitiba-PR.
Transmissão: TV RPC TV; Lance a Lance Gazeta do Povo Online.
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva.
Auxiliares: Aparecido Donizetti Santana e José Carlos Dias Passos.
Atlético Galatto; Rhodolfo, Antônio Carlos e Chico; Raul, Jairo, Julio dos Santos (Fransérgio), Marcinho e Netinho; Júlio César (Wallyson) e Rafael Moura. Técnico: Geninho.
Coritiba Vanderlei; Cleiton, Rodrigo Mancha e Felipe; Márcio Gabriel, Willian, Pedro Ken (Leandro Donizete), Marcelinho Paraíba e Carlinhos Paraíba; Marcos Aurélio e Ariel (Marlos ou Renatinho). Técnico: René Simões.
- Geninho mantém o mistério e pede atenção redobrada na marcação
- René Simões volta nos braços da torcida: "Sou Coxa e estou muito feliz"
- Atlético inicia oitavas contra Corinthians na Arena; Coxa viaja para Maceió
- Marlos pode ser a aposta do Coritiba para bater o Atlético neste domingo
- Garotos preenchem carências e ganham espaço no Furacão para o clássico Atletiba
- Ingressos para a torcida do Coritiba estão à venda
- Edivaldo Elias da Silva apita o clássico entre Atlético e Coritiba
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião