A Conmebol divulgou nesta terça-feira (17) o ranking de clubes da entidade atualizado. Nenhum time paranaense está entre os 50 primeiros na lista da Confederação Sul-Americana. O Atlético é a equipe do estado com a melhor colocação (54.º), seguido por Paraná(100.º) e Coritiba(104.º).
Principal sensação da temporada 2011, o Coxa é pior do trio de ferro por causa da pouca participação nas competições da Conmebol nos últimos anos - a última foi a Sul-Americana de 2009. O Tricolor supera o rival alviverde, pois foi o último time do estado a participar da Libertadores, em 2007, competição que vale pontos para o ranking.
Neste ano, os critérios para a formulação da lista mudaram. Antes, a Conmebol considerava o desempenho das equipes desde 1960. O novo sistema contabiliza a participação das equipes da América do Sul e do México apenas nas últimas cinco edições de torneios oficiais da entidade.
Ganham pontos equipes que participaram, neste período, da Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga (reúne campeão da Sul-Americana e campeão da Copa da Liga do Japão), além do Mundial de Clubes da Fifa.
O Atlético levou vantagem por, nos últimos cinco anos ter participado de quatro edições da Sul-Americana. O Paraná ganhou pontos em razão da participação na Sul-Americana de 2006 e Libertadores de 2007. O Coritiba participou da Sul-Americana de 2009.
Liderança equatoriana
No topo do ranking da Conmebol está a LDU, do Equador, campeão da Libertadores em 2008 e da Sul-Americana no ano seguinte.
Os melhores brasileiros colocados são Internacional (2º lugar), Cruzeiro (4º), São Paulo (7º), Fluminense (9º), Grêmio (13º), Santos (14º) e Palmeiras (19º).
No site oficial da entidade, é possível ver o ranking completo.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
O que está por trás da ausência de Lula na cerimônia de Trump? Assista ao Entrelinhas
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Meta responde à AGU sobre mudanças na política de moderação de conteúdo
Deixe sua opinião