A pré-temporada do Atlético terminou oficialmente nesta quarta-feira (18). De maneira preliminar os resultados práticos serão vistos no decorrer do ano é possível dizer que os ganhos com a excursão foram significativos. Após 26 dias, o Furacão deixa a cidade de Marbella, no litoral da Espanha, com o time titular definido, um grupo mais unido e com uma carga extra de experiência.
Na avaliação do técnico Claudinei Oliveira o ganho, por ora, foi mais emocional e cultural futebolístico. "O grupo se conhece bem mais e os jogadores novos foram bem acolhidos. Ganhamos muito com a união do grupo. Taticamente, a equipe mostrou uma evolução a cada jogo. Foi uma experiência muito boa para mim e para todos os atletas", afirmou.
Foram nove partidas disputadas, sendo seis em dois torneios, uma em amistoso e outras duas em formato de jogo-treino. A matemática pura é decepcionante: duas vitórias, cinco empates e duas derrotas.
Se os resultados não agradaram, pelo menos foi possível colocar o time em ação e fazer observações. Apenas três jogadores disputaram todos os jogos, mas todos os que viajaram tiveram chance. O 3.º goleiro Warleson, por exemplo, jogou 26 minutos em um dos jogos.
Assim, o time base do Atlético teve Weverton (7 jogos), Daniel Borges (9), Gustavo (7), Cleberson (5) e Natanael (8); Deivid (8), Paulinho Dias (5) e Bady (8); Edigar Júnio (9), Dellatorre (9) e Cléo (8).
O estreante Daniel Borges, contratado no fim do ano passado, foi o recordista de tempo de jogo ao lado de Edigar Júnio, mas com a vantagem de ter permanecido mais tempo como titular. Foram oito jogos como titular, seis deles durante os 90 minutos. Edigar, outra das novidades para a temporada, também foi titular em oito jogos, mas só terminou cinco deles.
O cuidado a partir de agora é evitar que o período de adaptação à realidade brasileira não seja tão grande quanto ao observado em 2013. Naquele ano, o Atlético demorou a embalar após a pré-temporada de 12 dias na Espanha, mas acabou sendo vice-campeão da Copa do Brasil e terceiro lugar do Brasileirão (com vaga na Libertadores). Fisicamente o time teve poucos problemas.
A delegação chega ao Brasil na sexta-feira (20). Os jogadores ganharão o fim de semana de folga, mas os trabalhos devem ser retomados já na segunda-feira. "Vamos chegar ao Brasil, dar um descanso aos jogadores, e depois manter a intensidade e interesse no trabalho. Não podemos perder essa competitividade que alcançamos aqui para não cair a qualidade do trabalho", afirmou Claudinei.
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião