O Atlético quer mudar seu foco NEsta noite no Brasileiro. Uma vitória contra o Vasco, na Arena, fará o clube parar de olhar para trás e passar a almejar outro horizonte. Um triunfo, a partir das 19h30, afastará a ameaça de rebaixamento e colocará a vaga na Libertadores como um objetivo possível.
Com isso, ao invés do descanso planejado, ainda mais esforço estará reservado ao grupo. A idéia de Oswaldo Alvarez era dar um refresco a alguns jogadores após a confirmação da presença na Série A 2007. Um alívio na maratona que começou no dia 20 de agosto, quando o time passou a se alternar entre o Nacional e a Sul-Americana.
"Vamos ter bastante tempo para descansar depois. Ainda é muito difícil (a vaga na Libertadores), pois precisamos vencer seis jogos em sete. Mas é uma possibilidade. É o momento de esquecer o cansaço, aceitar o sacrifício por um motivo muito importante", afirmou o zagueiro Danilo. De acordo com o matemático Tristão Garcia a chance de o Rubro-Negro chegar à sua quarta Libertadores é hoje de 3%.
Pequena, mas animadora após a goleada sobre o Paraná e a chance de também segurar o Vasco hoje, respectivamente sexto e quinto colocados. O Atlético ainda é o nono, com 43 pontos, mas pode acabar a rodada a quatro pontos da zona de classificação.
Se bater os cariocas o time chegará aos 46, pontuação considerada confortável para quem tenta se manter na elite. A sombra da degola incomodou os rubro-negros. O time passou quatro rodadas na zona de rebaixamento e mais oito muito próximo do perigo.
"Não só diminuímos a nossa diferença como também podemos impedir os concorrentes diretos de subir. Três pontos fazem muito diferença na tabela", apontou o lateral-direito Evanílson. Destaque na armação da equipe no 4 a 0 contra o Paraná, ele será mantido na vaga de Jancarlos, que se recupera de uma contusão na panturrilha direita. Com isso, a única alteração para o jogo desta noite é a entrada de Paulo Rink no lugar de Dênis Marques, suspenso pelo terceiro amarelo. "Não é hora de poupar ninguém, não. Tem de esquecer o cansaço e colocar quem estiver melhor em campo", disse Rink.
Para o técnico Vadão, houve uma coincidência entre a ascensão rubro-negra e o encontro com os concorrentes diretos, o que acabou reforçando o ânimo da equipe. "Antes nossa preocupação era fugir do rebaixamento, agora se conseguirmos esses pontos, podemos ter outro destino. Aí não vai ter folga, não. Sem alívio", avisou o treinador.
Na TV: Atlético x Vasco, às 19h30, no Premiere F.C.
Em Curitiba
AtléticoCléber; Evanílson, Danilo, João Leonardo e Michel; Erandir, Alan Bahia, Cristian e Ferreira; Paulo Rink e Marcos Aurélio.Técnico: Vadão.
VascoCássio; Thiago Maciel, Dudar, Jorge Luiz e Diego; Ygor, Andrade, Coutinho e Ramon; Jean e Leandro Amaral.Técnico: Renato Gaúcho.
Estádio: Arena. Horário: 19h30. Árbitro: Luís Marcelo Vicentin Cansian (SP).Auxs.: Edenilson Corona (Fifa-SP) e Valter José dos Reis (Fifa-SP).