• Carregando...

Cruzeiro tenta "desencantar"

Belo Horizonte – A última vitória da equipe ocorreu há mais de um mês e, de lá para cá, viu a chance real de conquistar o título se transformar na briga pela vaga na Taça Libertadores. O time de Belo Horizonte venceu pela última vez em 23 de setembro, quando passou pelo Vasco em São Januário (2 a 0). Desde então, perdeu três (Figueirense, Santos e São Paulo) e empatou duas (Goiás e Náutico). Ainda assim, se sustenta na terceira colocação, mas pode deixar a zona de classificação para a Libertadores neste fim de semana.

A série negativa obrigou Dorival Júnior a promover mudanças. Destaque da equipe no meio do campeonato, Roni deixa o ataque titular agora na fase final. Guilherme deve ser o companheiro de Alecsandro na frente. No meio-de-campo, Kerlon ganha oportunidade na vaga de Wagner.

O Atlético inicia frente ao Cruzeiro, às 18h10, no Mineirão, a primeira etapa de uma nova meta do clube no Campeonato Brasileiro. Na verdade, uma "mini-meta". Na dependência dos resultados de hoje e da próxima quarta-feira, contra o Grêmio, na Arena, o Furacão programa uma reavaliação de seus planos na disputa.

Duas vitórias e o atualmente muito distante sonho de voltar à Libertadores pode tornar-se um objetivo mais palpável – as chances de isso acontecer, no momento, são de apenas 0,8%. Mesmo assim, a intenção é essa e, como de costume, há uma premiação para alcançar essa classificação.

Em um sistema definido antes do campeonato, são diferentes as formas de "bicho" oferecidas pelo Rubro-Negro – por vitória e por metas atingidas. No caso de retornar ao principal cenário do futebol do continente, cada jogador poderá receber até três vezes o seu salário a mais como prêmio.

"São duas partidas em que podemos diminuir a diferença de pontos para Grêmio e Cruzeiro, que estão brigando diretamente pela Libertadores. Se nós conseguirmos os seis pontos, com algumas combinações de resultados, podemos entrar definitivamente na briga. Estamos mobilizados para isso", revela Claiton, capitão do Atlético.

O meia Netinho, principal responsável pela armação das jogadas, também valoriza o novo panorama atleticano no Brasileiro. "Saímos de uma situação muito difícil, que era escapar da zona do rebaixamento. Agora já podemos almejar algo maior no campeonato. São confrontos diretos, treinamos bem e temos chances", diz.

Por outro lado, em caso de menos de seis pontos conquistados, mas com a vida quase resolvida na competição – ameaça do rebaixamento praticamente afastada e ingresso na Sul-Americana encaminhado –, o Rubro-Negro passa a planejar 2008.

A começar pela definição do cargo de técnico para a temporada do ano que vem. Atlético e Ney Franco acertaram para o dia 5 de novembro – logo após a partida com o Corinthians, dia 4 – uma reunião para tratar da renovação .

"Após essa seqüência de jogos, principalmente com o Cruzeiro e o Grêmio, teremos a definição do que poderá ser o futuro do time no campeonato. E aí conversaremos com calma", declara Ney Franco.

Sondado pelo futebol japonês, o mineiro não descarta a permanência em Curitiba. A preferência dele é por permanecer no Brasil. De qualquer maneira, e espera resolver o assunto com a diretoria no dia cinco. "Não quero fazer disso uma novela".

Na TV: Cruzeiro x Atlético, às 18h10, no Premiere F.C.

* * * * * *

Em Belo HorizonteCruzeiro x Atlético

CruzeiroFábio; Maicosuel, Léo Fortunato, Thiago Heleno e Fernandinho; Charles, Ramires, Leandro Domingues e Kerlon; Alecsandro e Guilherme. Técnico: Dorival Júnior.

AtléticoViáfara; Danilo, Rhodolfo, Antônio Carlos; Jancarlos, Valencia, Claiton, Netinho e Michel; Marcelo Ramos e Ferreira. Técnico: Ney Franco.

Estádio: Mineirão. Horário: 18h10. Árbitro: Paulo César Oliveira (Fifa-SP). Auxs.: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Alessandro Rocha (Fifa-BA).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]