Pressionado, o Atlético enfrenta o Vasco, nesta segunda-feira (31), às 20h, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela 17.ª rodada do Brasileirão. Se vencer, o time sai da zona de rebaixamento e coloca o rival Coritiba. Confira abaixo a história de seis personagens que explicam a crise atleticana na temporada.
TABELA: jogos e classificação da Série A
Mario Celso Petraglia
Maior alvo da torcida, o presidente do Conselho Deliberativo é quem dita as regras no clube há tempos. Mas com o Atlético mergulhado na crise, o cartola pediu licença do órgão para resolver problemas pessoais. Nenhuma explicação concreta foi dada pelo clube e nem pelo cartola, abrindo margem para todos os tipos de teorias e aumentando a instabilidade política no Rubro-Negro.
TABELA: Veja a classificação e os jogos da Série A
Paulo Autuori
O gestor técnico entregou o cargo logo após a demissão de Eduardo Baptista, mas em menos de 10 dias voltou sem dar maiores explicações. Assim como Petraglia, não entrou em detalhes e concedeu apenas uma curta entrevista ao site oficial do Atlético: “o projeto tem que continuar” e “estou feliz pelo retorno”. O vai-e-vem aumentou a desconfiança da torcida, que não poupa críticas ao ex-técnico, responsável pela montagem do elenco.
FICHA TÉCNICA: Veja as prováveis escalações de Atlético e Vasco
Fabiano Soares
O Atlético arriscou ao contratar um técnico completamente desconhecido no futebol brasileiro e sem nenhuma experiência local. Soares ainda não convenceu a torcida e não passa confiança aos torcedores atleticanos, que depois de apenas três jogos, já pedem a demissão do treinador.
Weverton
O goleiro não atravessa o seu melhor momento. Já falhou em jogos importantes na temporada, como na final do Estadual, contra o Coritiba, e no duelo diante do Santos, pelas oitavas de final da Libertadores. Com outros goleiros brasileiros em alta, fica a expectativa se o capitão rubro-negro estará na lista de Tite na seleção brasileira, na próxima convocação dia 11 de agosto.
Felipe Gedoz
Contratação mais badalada da temporada e segundo maior investimento da história do Atlético (R$ 5 mi), Gedoz ainda não correspondeu. O meia de 24 anos alega que as lesões atrapalharam. Quando foi questionado, após a eliminação para o Grêmio, sobre o período que esteve afastado dos gramados, o jogador culpou a imprensa por inventar notícias maldosas. Porém, Gedoz se contradisse ao dizer que “tem assuntos que ele não gosta de comentar”. Já os torcedores acusam o atleta de ser ‘baladeiro’. Mesmo assim, ele emagreceu 7 kg e está reconquistando seu espaço.
Thiago Heleno
O ‘General’ liderou a impecável defesa atleticana na campanha do Brasileirão do ano passado, que rendeu a vaga na Libertadores. Mas após o esforço do clube para que permanecesse, a temporada do defensor de 28 anos tem sido abaixo da média.
Ficha técnica
Vasco: Martín Silva; Gilberto, Rafael Marques, Jomar e Ramon; Jean, Bruno Paulista, Mateus Vital, Escudero e Paulinho; Paulo Vitor (Thalles). Técnico: Milton Mendes.
Atlético: Weverton; Cascardo, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Eduardo Henrique, Pavez (Matheus Rossetto) e Lucho González; Nikão, Douglas Coutinho e Ribamar. Técnico: Fabiano Soares.
Árbitro: Claudio Francisco Lima E Silva (SE).
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Fabio Pereira (TO).
TV: Sportv.
Fique de olho
Pavez
O volante chileno teve contrato regularizado no BID. Durante os treinamentos, o técnico Fabiano Soares conversou em particular com Pavez, que deve estrear com a camisa rubro-negra.