Impecável, o Atlético venceu o Palmeiras por 3 a 0 na última rodada do Brasileirão 2017, neste domingo (3). Com gols de Ribamar, Ederson e Sidcley marcados ainda na etapa inicial. Além da vitória, a torcida do Furacão comemorou a queda do rival, o Coritiba, para a Série B. A cada gol nos jogos que decretaram o descendo do Alviverde, os torcedores atleticanos vibravam nas arquibancadas da Arena da Baixada.
O time paranaense atropelou os paulistas e esteve na nona posição da tabela por alguns momentos. Mas os outros resultados não ajudaram e o Rubro-Negro não conseguiu ficar na zona de classificação para a Libertadores. Entretanto, o Furacão garantiu sua vaga para disputar a Copa Sul-Americana em 2018.
Confira como ficou a classificação da Série A
O Grêmio esteve na frente do placar diante o Atlético-MG em duas oportunidades, mas o Galo venceu em 4 a 3. O Coritiba saiu ganhando, mas levou a virada perdeu com a Chapecoense por 2 a 1, enquanto São Paulo e Bahia empataram por 1 a 1. Com esses resultados finais, o Atlético terminou a competição com 51 pontos, na 11.ª posição.
Com 63 pontos, o Palmeiras, mesmo perdendo, assegurou a vice-liderança por causa tropeços dos rivais Grêmio e Santos.
O duelo possivelmente marcou a despedida do técnico Fabiano Soares do comando técnico do Furacão. Além disso, outro ponto importante foi a não atuação do goleiro Weverton, cortado da partida horas antes da partida. Com a negociação praticamente fechada com o próprio Palmeiras, o acordo abrangeria a não utilização do jogador de 29 anos no confronto deste domingo.
JOGO
Em um ritmo alucinante, o Atlético pressionou os visitantes desde o apito inicial e abriu o placar logo aos cinco minutos. Em contra-ataque rápido, Lucas Fernandes lançou Ribamar. Na cara do gol, o camisa 9 deu um toque para tirar de Fernando Prass.
Aos 17 minutos, Ribamar aproveitou o erro grotesco de Mina. O zagueiro colombiano furou na tentativa do corte do lançamento e o atacante atleticano acabou sendo derrubado por Luan depois de invadir a área. Ederson chamou a responsabilidade na cobrança e converteu a penalidade para ampliar a vantagem rubro-negra.
Quinze minutos depois, foi a estrela de Sidcley que apareceu. Ederson fez jogada pela direita e cruzou rasteiro na grande área. O camisa 8 apareceu entre o zagueiro Mina e o lateral Fabiano para empurrar a bola para o fundo das redes.
Na melhor chance palmeirense, Dudu recebeu livre dentro da área, mas viu o goleiro Santos fazer uma defesaça e evitar o gol visitante. Com a vantagem do placar, o Furacão se fechava bem explorava os contra-ataques, mas acabou não conseguindo transformar a vitória em goleada.
Veja quem foram os destaques da partida
Craque
Ribamar
O atacante marcou o primeiro gol e sofreu o pênalti do segundo, que Ederson converteu. Decisivo, foi importante nos contra-ataques e nas jogadas com Lucas Fernandes.
Bonde
Mina
O zagueiro palmeirense falhou feio no lance que originou o pênalti e representou bem o que foi o sistema defensivo dos paulistas na partida.
Guerreiro
Ederson
O jogador converteu a penalidade e deu a assistência para o gol de Sidcley, que praticamente definiu a partida.
Gols
1º tempo
1 x 0 (5 min) - Contra-ataque rápido e Lucas Fernandes deu um passe adiantado para Ribamar. O atacante saiu na cara de Fernando Prass e deu um toque com categoria para abrir o marcador
2 x 0 (17 min) - Ribamar aproveitou a falha de Mina, invadiu a área e foi derrubado por Luan. Na cobrança Ederson soltou uma pancada no meio do gol e balançou as redes.
3 x 0 (33 min) - Ederson fez a jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro para o meio da área. Sidcley apareceu entre Mina e Fabiano e completou para o fundo do gol, ampliando a vantagem.
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Deixe sua opinião