O Atlético vai disputar o próximo Campeonato Paranaense com a equipe sub-23. Com o retorno de alguns jovens jogadores, o Furacão deve ter ‘velhos conhecidos’ e promessas da categoria de base na disputa do Estadual de 2018.
Um dos principais nomes do time deve ser o atacante Ribamar que, na última quarta-feira (27), se juntou à equipe sub-23 que disputará o Estadual. O jogador de 20 anos chegou ao clube na metade de 2017 e anotou cinco gols em 20 jogos.
Ele brigará também por uma posição entre os titulares do time principal, que disputará a Copa Sul-Americana no primeiro semestre. “Eu cheguei no meio do ano e não participei da pré-temporada com a equipe. Então, teve um tempo para adaptação. Com o decorrer do ano, fui evoluindo. Ainda tenho muito a melhorar”, avaliou Ribamar, em entrevista ao site oficial do clube.
Sobre a disputa da competição internacional, o atacante ressaltou a obrigação do Furacão fazer uma boa campanha. A estreia será dia 12 de abril, na Baixada, contra os argentinos do Newell’s Old Boys. A volta sera dia 10 de maio, na Argentina.
“O Atlético é um clube grande e tem que disputar competições internacionais. Temos a oportunidade de jogar e brigar por uma conquista na Sul-Americana”, diz Ribamar. Enquanto o time principal aguarda a disputa continental, Ribamar segue a preparação com a equipe sub-23.
O time alternativo enfrentará o Brusque em um jogo-treino, no sábado (3), no CT do Caju. A estreia no Estadual será dia 20 de janeiro, contra o Maringá, na Baixada.
Veja abaixo algumas das principais peças do elenco que disputará o Estadual.
Quem volta de empréstimo
O volante Renan Paulino e o meia Bruno Mota, ambos com 22 anos, retornam do empréstimo junto ao Náutico. Os atacantes Juninho, 21, que defendeu o Brasil de Pelotas, e Yago, 20, que terminou o ano pelo Juventude, também se juntam ao elenco.
Além deles, o meia João Pedro e o atacante Giovanny, os dois com 20 anos, voltam ao Rubro-Negro depois de participarem do acesso do Paraná à Série A.
Quem ganha nova chance
Alguns jogadores que não atuaram muito durante o Brasileirão voltarão a ganhar chance. É o caso do lateral Nicolas e do zagueiro Zé Ivaldo, ambos com 20 anos, além do meia Matheus Anjos,18.
O lateral-direito Gustavo Cascardo também está nesse grupo. Com a ausência recorrente de Jonathan, ele atuou em dez rodadas da Série A. Entretanto, o ala não tem a titularidade garantida no sub-23. Diego Ferreira, de 21 anos, foi contratado para a posição e aumenta a disputa interna.
O lateral-esquerdo Renan Lodi voltou às categorias de base após o final do Paranaense. Com 19 anos, ele esteve no Brasileirão de Aspirantes em 2017 e é mais um que ganhará uma nova chance.
Os protagonistas
Matheus Rossetto acabou o ano de 2017 como o jogador que mais atuou pelo Atlético. O meio campista defendeu a camisa rubro-negra em 60 confrontos, 41 como titular.
Aos 21 anos, Rossetto foi o terceiro jogador da equipe com mais passes certos no Brasileirão - foram 1.040 ao todo nas suas 31 aparições. Além disso, ele só perdeu para Sidcley e Guilherme no número de assistências. Foram cinco assistências dos companheiros contra três dele. O meia é a grande promessa do clube. Exercerá um papel de liderança nessa equipe sub-23 e tende a ganhar cada vez mais espaço no time principal.
Outro protagonista da equipe no Paranaense, como já foi citado, é Ribamar.
Dúvida no gol
Na meta, a saída de Weverton abriu espaço para Léo e Santos. Entretanto, os dois, com 27 anos, não devem ser utilizados se o clube seguir a regra do sub-23 à risca. Com isso, o posto de titular no gol pode ficar com Warleson, 21.
Confira a lista dos jogadores que devem fazer parte do elenco atleticano na disputa do Estadual:
Goleiros - Warleson (caso Santos e Léo fiquem de fora)
Laterais - Cascardo, Diego Ferreira, Nicolas e Renan Lodi
Zagueiros -Júnior Kingue, Zé Ivaldo, Jacy e Weverton Almeida
Meias - Riuler, Renzo, Renan Paulino, Bruno Mota, Bruno Guimarães, Alexsander, Matheus Rossetto, Matheus Anjos e João Pedro
Atacantes - Felipe Dorta, Giovanny, Yago, Juninho, Bruno Rodrigues,Danilo e Ribamar.
Dentre esses nomes, uma provável escalação do Atlético, respeitando o estilo de jogo do clube, pode contar com: Warleson; Cascardo, Zé Ivaldo, Jacy e Nicolas; Renan Paulino, Bruno Guimarães e Matheus Rosseto; Matheus Anjos, João Pedro e Ribamar.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais