| Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

A Rede Globo reagiu nesta quarta-feira (7) as declarações do presidente do Conselho Deliberativo do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia. O dirigente atleticano afirmou que a emissora não comprará direitos de transmissão de campeonatos estaduais a partir de 2020. Segundo o cartola, a intenção é que o Brasileirão seja adiantado no calendário – de fevereiro a novembro – e tratado como o grande produto do futebol nacional.

CARREGANDO :)

Os jogos seriam apenas nos finais de semana, com os meios de semana reservados para a Copa do Brasil e torneios continentais.

Após se manifestar em reportagem do UOL, o Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos esportivos da Globo, confirmou à Gazeta do Povo o posicionamento da organização de mídia. “De fato, tenho defendido que futebol brasileiro repense o calendário, joga-se demais e com pouca orientação comercial na alocação de datas. Isso nos envolve pois temos visão e objetivos comerciais, parceria com os clubes na venda do Premiere, e calendário é peça fundamental disso”, disse em nota, transmitida à Gazeta.

Publicidade

“Se estaduais devem acabar no futuro? Não me cabe responder, mas sim ao ecossistema do Futebol como um todo. Antes de um grande produto de mídia, eventos devem ser grandes produtos esportivos”, seguiu.

“Em qualquer cenário, vejo pontos relevantes nos estaduais como a grande rivalidade, finais eletrizantes. Mas, olhando estrategicamente, tenho provocado reflexão sobre redimensionamento e reposicionamento dos estaduais. O fato de 1/3 do ano estar dedicado apenas a eventos regionais (se considerar torneios regulares, não o mata-mata que é incerto por natureza), traz efeitos colaterais, desde um inevitável distanciamento de receitas entre clubes por causa do seu estado de origem e perda de atenção plena do torcedor brasileiro no nosso futebol como um todo pois durante os estaduais cada mercado acaba ignorando o que acontece nos outros. Só quando tivermos as nossas grandes marcas competindo entre si de maneira regular a temporada toda endereçaremos para valer essas questões”, completou a mensagem do diretor da Globo.

A versão não contradiz Petraglia, que declarou nesta terça (6), o seguinte: “Quero adiantar pra vocês. A partir de 2020 a Globo não financiará, não comprará, nenhum campeonato estadual. O último é o próximo [2019]. A Globo não quer mais campeonatos estaduais. É deficitário. Ela quer antecipar o calendário do Brasileiro para fevereiro e vender pay-per-view e publicidade do Brasileiro”, disse.

“O único estadual que ficará por um tempo, até 2022, é o Paulista”, completou presidente do Furacão.

Petraglia, no entanto, disse que não acredita que os estaduais devam acabar como resultado dessa eventual mudança. “Tem que ser feito o ano inteiro com o sub-23... Temos 650 clubes profissionais no Brasil. Essa é a base do futebol, mas tem que buscar receita”, ressaltou o dirigente.

Publicidade

LEIA MAIS

Petraglia promete “mudar tudo” no visual do Atlético e lamenta situação do Coritiba

Ao falar de torcida, Petraglia vem para confundir, não para explicar

TABELA: Confira a classificação atualizada e os jogos do Brasileirão

Publicidade

Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018

O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

**