O Atlético enfrentará o Newell’s Old Boys, da Argentina, na primeira fase da Copa Sul-Americana. O Furacão fará o primeiro jogo na Arena da Baixada, nesta quinta-feira (12), às 19h15, e decide a classificação para a segunda fase no Estádio Marcelo Bielsa, dia 10 de maio.
O Newell’s fica na região de Rosário, terceira maior cidade argentina com aproximadamente um milhão de habitantes. Assim como o Furacão, o clube já foi vice-campeão da Libertadores (1988 e 1992). O último título nacional do La Lepra (Os Leprosos) foi em 2013 quando a equipe conquistou o Campeonato Argentino.
Entretanto, a fase do Newell’s não é boa. No Campeonato Argentino, a equipe ocupa apenas o 20º lugar, com 24 pontos, entre os 28 participantes. Na temporada, que começou em agosto, são apenasseis vitórias, seis empates e dez derrotas.
>>>CONFIRA A TABELA COMPLETA DA SUL-AMERICANA
Messi e Maradona
O Newell’s também é conhecido por ter sido o clube em que Lionel Messi jogou na infância antes de se transferir para as categorias de base do Barcelona. Outra curiosidade é que Diego Maradona vestiu a camisa da equipe no final da carreira, entre 1993 e 1994.
Por uma divisão por potes para evitar que equipes do mesmo país se cruzassem na primeira fase, o Furacão era obrigado a enfrentar um rival da Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai ou Uruguai.
Na primeira fase, são 44 equipes que serão divididas em 22 confrontos mata-mata. Na segunda fase, os 22 vencedores se juntam a dez times vindos da Libertadores (os dois melhores eliminados da Pré-Libertadores, além dos oito terceiros colocados da fase de grupos). Nesta fase, será realizado novo sorteio pela Conmebol para que os 32 times se enfrentem no formato mata-mata até a definição do campeão.
Os Leprosos
Já o apelido “Leprosos” surgiu da antiga rivalidade com o Rosário Central, da mesma cidade. Segundo o Newell’s, na década de 1920, uma comissão do Hospital Carrasco decidiu organizar um clássico em benefício de enfermos com lepra.
O Newell’s, então, aceitou imediatamente a proposta. Por causa disso, sua torcida foi batizada como “Os Leprosos”. O Rosário, por sua vez, rechaçou o desafio, razão pela qual sua torcida acabou batizada como “Os Canalhas”.
O Rosário não confirma essa versão. Em seu site oficial, o clube afirma que “a origem do apelido [Canalhas] é incerta, existindo inúmeras versões, sendo a mais difundida a da negativa de participar nos anos 1920 de uma partida beneficente”.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião