O Atlético inicia diante do Cruzeiro, nesta quarta-feira (12), às 21h45, na Arena da Baixada, uma nova etapa em 2017 (veja a ficha técnica do jogo). Nos últimos dias, o Furacão reformulou a sua comissão técnica e ainda iniciou uma limpa no elenco.
Deixaram o clube o gestor de futebol, Paulo Autuori; o técnico, Eduardo Baptista; o auxiliar, Bruno Pivetti; além do meia Carlos Alberto e do atacante Grafite, veteranos que não renderam o esperado. Por outro lado, foi contratado o desconhecido treinador Fabiano Soares.
LEIA TAMBÉM: Presidente do Atlético diz que técnico foi contratado por ‘setor de inteligência’
O fim das mudanças, entretanto, está diretamente atrelado ao desempenho do time nas próximas rodadas da Série A. Ou seja, alguns jogadores permanecem na mira da reformulação e devem batalhar por suas permanências no Atlético. Veja abaixo quem está na berlinda.
Lucho González
O veterano argentino de 36 anos foi uma das principais apostas do ex-técnico e gestor do Atlético, Paulo Autuori. Já são 28 jogos no ano e quatro gols. No entanto, o meia sofre com a questão física e quase sempre é substituído durante as partidas. A saída de Autuori, o alto salário e a insatisfação da torcida podem pesar contra o gringo.
TABELA: veja como está a classificação da Série A do Brasileiro
Eduardo da Silva
Mais um veterano que chegou ao clube como aposta de Paulo Autuori. Aos 34 anos, o atacante vem sofrendo com problemas físicos nas temporadas mais recentes da carreira. Tem 15 jogos e dois gols no Furacão, mas está afastado do time titular há mais de um mês. Não conseguiu ser uma alternativa a Grafite e é outro que deve batalhar para permanecer.
Felipe Gedoz
Principal e mais cara contratação do Atlético para 2017, o meia de 23 anos até agora decepcionou. Chegou a ser afastado do elenco e viu a diretoria do clube tentando negociá-lo. Sem acerto, foi reintegrado. Recuperado de lesão e de problemas físicos, volta a ficar à disposição. Tem quatro gols em 15 jogos, mas ainda está devendo muito.
Douglas Coutinho
O atacante de 23 anos voltou em baixa para o Atlético após passagens apagadas por Cruzeiro e Braga, de Portugal. Ganhou muitas chances com Autuori e Baptista: são 32 jogos no ano, mas apenas dois gols. Ele não caiu nas graças da torcida e é constantemente cobrado. Terá sob o comando de Fabiano Soares a chance de reverter o cenário.
Ficha técnica
Atlético: Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Rossetto e Lucho González; Nikão, Douglas Coutinho e Ederson. Técnico: Kelly.
Cruzeiro: Fábio; Ezequiel (Romero), Murilo, Léo e Diogo Barbosa; Henrique, Lucas Silva, Romero (Elber) e Thiago Neves; Alisson e Rafael Sobis. Técnico: Mano Menezes.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Neuza Inês Back (SC)
TV: Premiere.
Fique de olho
Ederson
O baixinho já tem dois gols em dez jogos desde seu retorno ao Atlético. Aos 28 anos, é a principal esperança da torcida em contar com um artilheiro após as frustrações com Grafite, Luis Henrique e Eduardo da Silva.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas