Uma postagem da página CAP Mitagens, com 38,4 mil curtidas no Facebook e moderada por torcedores do Atlético-PR, gerou polêmica antes da partida contra o Bahia, na quarta-feira (24), na Arena Fonte Nova, pela Sul-Americana.
“Dia de bater em baiano preguiçoso”, postou a página, acima de uma imagem de atletas do Furacão. Considerado xenofóbico e preconceituoso por seguidores e internautas, o conteúdo rapidamente suscitou críticas nas redes sociais e foi posteriormente apagado.
Segundo os moderadores da página, que pediram para não serem identificados, tratou-se apenas de um mal-entendido. “A postagem foi levada para o lado pejorativo. A intenção da frase era simbolizar o Atlético Paranaense ‘batendo’, ou seja, vencendo a partida dentro de campo com futebol”, explicam.
“Vimos que repercutiu mal e apagamos a postagem. Respeitamos toda e qualquer etnia, assim como todo e qualquer torcedor, foi uma postagem com a frase errada no momento errado”, reforçam.
No entanto, ao explicarem a associação do termo “preguiçoso” com o povo baiano, os moderadores acabaram por reforçar o conteúdo da polêmica postagem. “[O baiano] é considerado preguiçoso por toda a história da ligação da palavra ‘preguiçoso’ com baianos e nordestinos”, defende a página, que também administra uma página no Instagram e Twitter.
“Se eu falasse ‘paranaense preguiçoso’ não teria repercussão, porque a ‘fama’ de preguiçosos não é dos sulistas. Não houve preconceito. Houve uma má interpretação da grande maioria. Não somos preconceituosos e xenofóbicos. Trata-se de uma postagem ‘mal feita’”, reforça a CAP Mitagens.
O conteúdo foi duramente atacado, inclusive por torcedores do próprio Atlético. Até mesmo torcedores do Vitória saíram em defesa do rival Bahia e do povo baiano.
Após apagar a postagem, em outra publicação, a CAP Mitagens trouxe uma imagem com a escalação do Atlético e escreveu na legenda: “Esse é o time que vai atropelar os baianos chorões #SemMimimi”, em clara alusão aos comentários de reprovação.
Após a publicação da reportagem, outro moderador da página entrou em contato para argumentar que as respostas acima não representam as opiniões de todos os moderadores.
Confira algumas reações
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe