Restam 55 dias e 12 rodadas para Atlético e Coritiba definirem seus rumos no Brasileirão. Em média, será uma partida a cada quatro dias, que prometem elevar a tensão da dupla Atletiba. O Furacão confia que irá garantir a classificação para a Libertadores e até confirmou o time sub-23 no Paranaense 2018 como parte da preparação para a disputa da competição continental. Já o Coxa tem a missão de fugir do rebaixamento para a Série B no final do mandato do presidente Rogério Bacellar. A Gazeta do Povo separou três motivos para acreditar na salvação coxa-branca e na classificação rubro-negra:
Matemática Brasileirão: jogos da reta final, chance de Libertadores e risco de degola
TABELA: jogos e classificação do Brasileirão - Série A
>> Atlético
Possibilidade de G8 e G9
Pela classificação atual já temos o G7 com o título do Cruzeiro na Copa do Brasil. E caso o Grêmio vença a Libertadores e Flamengo conquiste a Sul-Americana, duas vagas irão abrir para a maior competição continental de clubes. Se apenas um deles for campeão, somente uma ‘vaga extra’ abrirá. Mas ela será justamente para o 8.º colocado, posição atual do Furacão. Mesmo sem G8 ou G9, o Rubro-Negro está a cinco pontos do 7.º colocado.
Felipe Gedoz
O meia cresceu de produção e tem jogado bem, principalmente na Arena da Baixada. Mas Felipe Gedoz tem alternado entre os reservas e titulares. A justificativa do técnico Fabiano Soares é que o atleta não aguenta os 90 minutos. Na derrota para o Atlético-MG, Gedoz começou no banco, mas a torcida gritou seu nome já no primeiro tempo. Ele entrou no intervalo e foi o destaque rubro-negro.
Experiência do elenco
O elenco é praticamente o mesmo que conquistou a vaga na Libertadores do ano passado, com a base Weverton, Thiago Heleno, Paulo André, Sidcley, Lucho González, Nikão e Lucas Fernandes. Em 2016, o Furacão cresceu de produção justamente na reta final. Para repetir o feito, a campanha em casa será fundamental. Melhor mandante da história dos pontos corridos com 84% de aproveitamento no ano passado, o desempenho caiu para 46% na edição atual.
>> Coritiba
Equilíbrio na tabela
O Coxa é o vice-lanterna com 28 pontos, mas muito próximo do pelotão de 10 clubes que separam o Alviverde do rival Atlético, o 8.º colocado. Para sair da zona do rebaixamento, são apenas três pontos de distância para o Fluminense, 16.º na classificação. O elenco ainda sonha brigar na parte de cima da tabela e acredita que duas vitórias vão trazer tranquilidade ao clube.
Retorno de Kléber
O atacante passou por uma cirurgia no joelho esquerdo no dia 15 de setembro. O clube não informa o tempo estimado para o retorno, mas o processo de recuperação nesses casos varia entre um e dois meses, dependendo do processo de recuperação do atleta. Portanto, o Gladiador deve reforçar o Coxa na reta final da competição, pelo menos nas últimas cinco rodadas.
Elenco e clube calejados
Por mais que nunca seja confortável lutar contra o rebaixamento, o Coritiba já está acostumado com a situação. Nos últimos cinco anos, o clube flertou com a Série B, mas escapou. Diferentemente de outros clubes, como São Paulo e Fluminense, que tendem a sofrer mais pressão neste tipo de situação por não estarem habituados a lutar contra a queda. O mesmo pode dizer do elenco, já que boa parte esteve as últimas temporadas no Alto da Glória.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião