Adversários nesta quarta-feira (31), às 21h45, na Arena da Baixada, pelas quartas de final da Copa Sul-Americana , Atlético-PR e Bahia carregam um importante vínculo no cenário atual do futebol nacional.
Os clubes representam dois dos três “rebeldes” da Série A que não venderam os direitos de transmissão do Brasileirão (período 2019-24) para a Rede Globo – o Palmeiras é o terceiro.
O alinhamento político de Furacão e Tricolor de Aço não é novo. Em 2016, Mario Celso Petraglia se aproximou de Marcelo Sant’Ana, então presidente do time baiano, durante as negociações com o Esporte Interati vo para a venda dos direitos de TV fechada.
Junto com Coritiba e Santos, as equipes chegaram a formalizar um bloco único para tratar da venda de direitos de TV aberta e pay-per-view para a Rede Globo. O Peixe pulou fora do acordo no início deste ano, após a eleição de um novo presidente, e acabou vendendo seus direitos de maneira independente.
Já o rival Coritiba, que também mudou de diretoria, se afastou do Furacão a partir da vitória de Samir Namur. Apesar de ainda não ter vendido seus direitos de TV à Globo, a relação é muito diferente da época do presidente Rogério Bacellar.
O Bahia, no entanto, seguiu alinhado depois que Guilherme Bellintani assumiu a presidência. Ele é do mesmo grupo político de Sant’Ana e mantém boa relação com Petraglia e tem ideias parecidas sobre o impasse com a Globo.
Ambos, inclusive, preparam o orçamento para ficar sem a receita televisiva em 2019 – e confiam nos valores da Sul-Americana, vaga na Libertadores e calendário internacional para ter fôlego sem a receita global. Os dois times chegaram a estudar se havia brecha jurídica para fazerem transmissões independentes dos jogos como mandante no Brasileirão.
A ideia, contudo, não foi adiante. A lei brasileira diz que os direitos de transmissão pertencem às duas equipes e os advogados dos clubes não encontraram segurança para encampar a ideia liderada por Petraglia.
Grupo de WhatsApp do Brasileirão 2018
O Brasileirão 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Campeonato Brasileiro. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas