Vanderlei e Weverton vão duelar na próxima quarta-feira| Foto: /

Um dos grandes duelos particulares no jogo entre Atlético e Santos, na próxima quarta-feira (5), nas oitavas de final da Libertadores, será debaixo das traves.

CARREGANDO :)

A disputa entre o atleticano Weverton, 29 anos, e o santista Vanderlei, 33 anos, promete ser de alto nível. Os goleiros já se enfrentaram quatro vezes na época em que o arqueiro do Peixe defendia o rival Coritiba. Em quatro Atletibas, duas vitórias para cada lado.

TABELA: confira o chaveamento completo do mata-mata da Libertadores

Publicidade

Neste ano, a fase de Vanderlei é melhor. O santista é um dos destaques do Brasileirão. De acordo com o site estatístico Footstats, ele é o goleiro com mais defesas difíceis na competição: 20 ao todo, contra apenas oito do camisa 12 rubro-negro. Vanderlei também sofreu menos gols na temporada, sendo vazado 18 vezes em 23 partidas (média de 0,78 gols sofridos). Já Weverton levou 37 gols em 30 jogos (média de 1,23).

Apesar de nunca ter sido convocado para a seleção brasileira, a fase atual do santista faz com ele esteja muito cotado para aparecer nas próximas listas do técnico Tite. Aí abre-se outra discussão: Vanderlei é uma ameaça para o campeão olímpico Weverton na luta uma vaga na Copa da Rússia em 2018?

Veja o que pensam três especialistas:

Tostão (campeão do mundo em 1970 e colunista da Folha de São Paulo)

“Eles estão no mesmo nível. Aliás, no Brasil, temos muitos goleiros do mesmo nível. Posso citar outros como Cássio, do Corinthians, e Victor, do Atlético-MG. Na espanha tem o Diego Alves, do Valência. São bons goleiros, mas estão abaixo e nenhum é espetacular como os grandes nomes da posição como Buffon, Neuer, Courtois, De Gea...Sinceramente, não sei qual é o critério para a seleção brasileira”.

Guilherme De Paula (comentarista da rádio Transamérica e da Rede Massa)

Publicidade

“Eu acho que é sim uma ameaça. Ainda mais se levar em consideração o nível dos goleiros brasileiros, todos muito próximos. O Vanderlei é o melhor goleiro do Brasil atualmente. Mas nesse momento, o Tite leva em conta a hierarquia. Então o Weverton é o segundo goleiro da seleção, atrás do Alisson. O Vanderlei pode se encaixar na outra vaga. Ele tem feito a diferença para o Santos, que não tem perdido jogos por causa dele. Ele é o craque do time. Já o Weverton é um jogador importante para o Atlético, mas não tem conseguido evitar resultados negativos nesse momento”.

Carneiro Neto (jornalista e colunista da Gazeta do Povo)

“O Vanderlei pode ser sim uma ameaça, mas não para o Weverton e sim para outros que estão sendo convocados. Ele merece há muito tempo uma convocação. O Vanderlei está segurando o Santos nas costas. O seu momento atual é melhor, mas é por causa dos times. O Weverton está pagando o preço pela fase do Atlético”.

E você, internauta, o que acha dos dois goleiros? Opine nos espaço dos comentários.