A simbiose entre os jogadores e a torcida após a partida de ontem, na Arena, é o retrato da despedida do Furacão de sua casa em 2005. No meio do gramado, o time atleticano foi calorosamente saudado por seu torcedor com aplausos e gritos de "A-tlé-ti-co, A-tlé-ti-co". Um reconhecimento merecido pelo desempenho da equipe na temporada.
Poucos imaginariam um pacote com título estadual, vice da Libertadores, uma vaga na Copa Sul-Americana em 2006 e, de quebra, a possibilidade de obter o quarto melhor desempenho da história do clube em Brasileiros.
A vitória de ontem sobre o Paysandu por 3 a 2, rebaixou o Papão, mas levou o Atlético ao sexto lugar do Nacional. Melhores campanhas apenas no título de 2001, no vice do ano passado, e na terceira colocação obtida em 1983.
Lanterna por oito rodadas, o Furacão termina a competição contra o São Paulo, no domingo. A partida, uma repetição da final da Libertadores, já ocupava a cabeça de Evaristo de Macedo antes mesmo do confronto de ontem. Na semana passada, o técnico avisou que o jogo contra o Papão seria um "treino" para enfrentar o Tricolor do Morumbi. Foi mesmo.
Sem muitas dificuldades, o Rubro-Negro dominou o jogo, foi perdendo oportunidades, abrindo vantagem, e até se deu ao luxo de relaxar no final. Com 3 a 0, o time de Evaristo parou e o Paysandu encostou.
Tudo aconteceu na etapa final. No gol mais bonito, Finazzi lançou Dênis Marques na direita. O atacante se livrou da zaga e cruzou para o centroavante completar, aos 7 minutos. Foi o primeiro, seguido por outros dois: Alan Bahia, de pênalti (21), e Dênis Marques, de cabeça (26), ampliaram. No apagão dos anfitriões, Luiz Augusto (40) e Balão (44) aproveitaram para descontar. Mas a torcida rubro-negra não se importou. No mesmo instante, comemorava eufórica o gol de empate do São Caetano com o Coritiba, resultado que colocou o rival em situação desesperadora na tabela.
A partida também serviu para que Evaristo testasse jogadores do elenco até então pouco aproveitados um pedido da diretoria, que queria uma opinião do treinador sobre alguns atletas que terão o contrato encerrado no fim do ano. Na lista, Adriano, André Conceição e Moreno.
O zagueiro foi aprovado. Embora um pouco espalhafatoso, se posicionou bem e antecipou a todos o lances que disputou com Rafael Moura. Já o volante não teve muito trabalho e acabou apagado pela excelente atuação de Alan Bahia. E o lateral, o único que terá outra chance deve atuar contra o São Paulo , foi bem ao ataque, ajudou na marcação, mas pareceu, para Evaristo, "um pouco acanhado". O técnico também deve decidir seu futuro no Furacão nesta semana.
* * * * * * * *
Em Curitiba
Atlético 3 x 2 Paysandu
Atlético
Diego; Jancarlos, Adriano (João Leonardo), Danilo e Moreno; Alan Bahia, Cristian, André Conceição e Ferreira; Denis Marques e Finazzi.Técnico: Evaristo de Macedo.
Paysandu
Ronaldo; Jamur, Valdison, Felipe Saad e Willian; Vânderson, Marabá (Luiz Augusto), Rodrigo e Gian (Zé Augusto); Robgol e Rafael Moura (Balão).Técnico: Carlos Alberto Torres.
Estádio: Kyocera Arena. Renda: R$ 105.795. Público: 7.(pagantes) e 9.673 (total). Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS). Gols: Finazzi (A), 7, Alan Bahia (A), 21; Denis Marques (A), 26, Zé Luis (P), 40 e Balão (P) 44 do 2.º tempo.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião