Adversário
Grêmio confia no retorno do lateral Lúcio
Da Redação
Apenas uma novidade deve ocorrer no Grêmio para o jogo contra o Atlético. O técnico Paulo Autuori confirmou o retorno do lateral-esquerdo Lúcio, que havia ficado no banco no empate por 3 a 3 com o Sport, já que passou a semana anterior com dores atrás do joelho esquerdo. Bruno Collaço volta para a reserva. Na zaga, ainda existe a possibilidade do retorno de Rafael Marques no lugar de Léo, mas não é a tendência. O goleiro Victor, na seleção brasileira, também está fora. Ele já não havia enfrentado o Sport em função de um desconforto muscular.
Segurança
Prefeitura fará teste para Copa
Eduardo Luiz Klisiewicz
Quem for ao jogo entre Atlético e Grêmio pode não perceber, mas estará bem mais seguro do que em outras oportunidades. A prefeitura de Curitiba, por intermédio da Secretaria Antidrogas, irá desenvolver um projeto piloto de monitoramento e combate ao tráfico de drogas que servirá como ponto de partida do plano de segurança da cidade para a Copa do Mundo de 2014.
Oito câmeras de alta resolução foram alugadas pelo Atlético e serão dispostas em pontos estratégicos do estádio para realizar o monitoramento de todos os torcedores presentes. O objetivo é identificar possíveis tumultos e os responsáveis por atos de violência nas dependências da Baixada. As imagens ficarão cadastradas para futura consulta do Ministério Público e das polícias Civil e Militar.
Após a partida, a secretaria fará o levantamento dos dados coletados e convocará uma reunião com o clube e o Comitê Executivo para Assuntos da Copa 2014.
"De posse dos dados, iremos debater e discutir que tipo de melhorias no monitoramento e controle do fluxo de pessoas poderão ser feitos. Em que lugares posicionar as câmeras e iniciar um cadastro de torcedores que praticam ou incentivam atos de violência. Como queremos que as famílias possam voltar aos estádios e prestigiar a Copa em Curitiba, temos de fazer e aprimorar esse tipo de ação", explicou Fernando Fracischini, secretário municipal Antidrogas.
Cães farejadores do projeto "Cão Amigo", da secretaria, também estarão no estádio. "Junto com esse trabalho de monitoramento e cadastramento de possíveis agitadores e infratores, desenvolveremos, a convite da torcida Os Fanáticos, um trabalho de combate ao tráfico e ao consumo de drogas", afirmou Fracischini.
Lopes testa "aposta de Pelé"
Faltando 11 rodadas para o fim do Brasileiro, o Atlético terá um estreante contra o Grêmio. Trata-se do zagueiro Éverton, 26 anos, ex-Paulista. Desconhecido da maioria dos torcedores, o jogador carrega uma história inusitada na carreira: foi aposta da empresa Campus Pelé, grupo de investimento que pertence a Pelé.
Em 2007, a equipe de Jundiaí fez parceria com o grupo do ex-jogador no futebol do clube. Destaque do time, Éverton foi o primeiro atleta a ter 70% dos direitos econômicos adquiridos. No entanto, dois rebaixamentos seguidos (da Série B até a D) fizeram o acordo acabar. Éverton ficou sem salário e sem rumo até ganhar na Justiça a liberação.
"Todo mundo recebia menos eu por ser da empresa", lamenta. "Eles entraram para investir, mas começaram a perder dinheiro com os descensos", recorda ele, bom batedor de faltas e que não joga desde o Paulistão, quando defendeu o Botafogo de Ribeirão por empréstimo.
Manter a tendência recente de jogar bem contra adversários da parte de cima da tabela de classificação é o desafio do Atlético hoje, diante do Grêmio, às 21 horas, na Arena.
O bom futebol apresentado na derrota para o Palmeiras e na vitória sobre o Corinthians reanimou o time de Antônio Lopes para entrar embalado na parte final do Brasileiro.
Bem diferente do que havia conseguido produzir na última vez em que atuou em casa (ganhou por 1 a 0 do Sport, há 18 dias, mas sem agradar), o Furacão empolgou e voltou revigorado dos dois jogos em São Paulo.
Com espaço para contra-atacar pela ofensividade dos rivais, o Delegado conseguiu montar esquemas que surpreenderam.
Ótimo para quem carregava um enorme temor de se aproximar da zona de rebaixamento antes da série de quatro partidas que está na metade. Após o Tricolor gaúcho, os atleticanos pegam outro candidato à Libertadores, o Internacional, sábado, em Porto Alegre.
"A gente tem conseguido apresentar um bom futebol. Foram dois jogos fora e agora gostaríamos de manter essa sequência diante do nosso torcedor. Precisamos dessa afirmação", comenta o capitão Paulo Baier.
Seis pontos acima da faixa da degola, ninguém ainda se diz tranquilo no CT do Caju. No entanto, a meta de 11 vitórias para escapar da queda, traçada quando o Rubro-Negro estava na 18.ª colocação (antes de vencer o Fluminense em 2 de agosto), está cada vez mais próxima faltam quatro.
"Temos de manter o mesmo espírito desses dois jogos. Quero a mesma aplicação e a mesma vontade e não só nessa partida, mas em todas até o fim do campeonato", pede Lopes, muito satisfeito com o que viu diante de palmeirenses e conrintianos.
Frente ao Tricolor gaúcho, a aposta está mais uma vez em um sistema diferente do habitual. Se no Pacaembu (3 a 1 sobre o Timão), os laterais Nei e Márcio Azevedo fecharam junto aos zagueiros (Manoel e Rhodolfo) e liberaram o resto da equipe para atacar, dessa vez Lopes volta ao 352, mas sem nenhum ala ou lateral-direito de ofício.
O volante Rafael Miranda é quem fechará o setor. Afinal, Nei, Manoel (suspensos) e Rhodolfo (machucado) ficam de fora. Assim, a modificada defesa terá Éverton, Fransérgio e Chico. Apenas do meio para o ataque é que o Atlético terá a mesma formatação com Paulo Baier, Marcinho, Wallyson e Wesley.
"Confio em quem está entrando. São bons jogadores que também fazem parte do grupo", diz o Delegado.
Ao vivo
Atlético x Grêmio, às 21 horas, no PFC e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).
* * * * *
Veja a ficha técnica do jogo Atlético X Grêmio
Em Curitiba
Atlético
Galatto; Éverton, Fransérgio e Chico; Rafael Miranda, Valencia, Paulo Baier, Marcinho e Márcio Azevedo; Wesley e Wallyson.
Técnico: Antônio Lopes.
Grêmio
Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Rafael Marques (Léo), Réver e Lúcio; Fábio Rochemback, Adilson, Tcheco e Souza; Jonas e Maxi López.
Técnico: Paulo Autuori.
Estádio: Arena da Baixada. Horário: 21 horas. Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP). Auxs.: Ednílson Corona (Fifa/SP) e Vicente Romano Neto (SP).
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula