Em partida válida pela penúltima rodada do Brasileirão 2005 o Atlético tomou um susto nos minutos finais, mas venceu o Paysandu pelo placar de 3 a 2 na Arena da Baixada. Com a vitória, o rubronegro deixou um presente para a torcida no último jogo em casa e acabou causando o rebaixamento do Paysandu para a série B.
Os gols do Atlético-PR no confronto foram marcados por Finazzi (seis minutos). André Bahia (20 minutos), Denis Marques (26 minutos). O Paysandu descontou com Luiz Augusto (40 minutos) e Balão (44 minutos).
Já classificado para a Sul-Americana, o Atlético-PR chegou aos 61 pontos na tabela e à 17ª vitória. O Paysandu sofreu a 24ª derrota na competição e manteve os 41 pontos conquistados. Na última rodada, que será realizada no dia 4 de dezembro, o Furacão vai para São Paulo enfrentar o tricolor no Morumbi e o Papão recebe o Flamengo no Mangueirão.
Papão dá adeus às chances de ficar na 1ª divisão
Desesperado pela vitória, o time do Papão entrou em campo e logo foi para cima do Furacão: aos seis minutos, Rafael Moura se livrou da marcação, mas acabou derrubado por Adriano, dentro da área. O árbitro Fabrício Neves Corrêa nada marcou. O Furacão respondeu aos nove com uma falta cobrada para fora por Jeancarlos. Róbgol perdeu a chance de se isolar na artilharia do campeonato aos 13 depois de ter uma cabeçada defendida pelo goleiro Diego em falta cobrada por Gian.
Antes do fim da etapa inicial, apenas dois outros lances trouxeram emoção à partida: aos 19, Denis Marques avançou sozinho, mas a conclusão foi ruim e pela linha de fundo. Aos 29, Gian chutou de fora da área e a bola saiu por cima, mas muito perto da trave.
As equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações e empenho. O furacão, no entanto, era mais agressivo e logo chegou ao primeiro gol. Denis Marques fez boa jogada pela direita, chutou cruzado e a bola acabou com Finazzi, que tocou para as redes, marcando seu 14º gol no Brasileiro. O time paranaense logo ampliou: aos 19, Vanderson derrubou Ferreira dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na seqüência, Alan Bahia cobrou no canto direito de Ronaldo, que caiu para o lado oposto.
O Atlético-PR contiuou pressionando o Paysandu, que se limitava em defender. Aos 26, a defesa do Papão falhou e Denis Marques marcou o terceiro - Jancarlos lançou da direita, o atacante subiu mais que os zagureiros e fez de cabeça. Os reservas do Papão mostraram mais eficiência do que os titulares. Aos 40, Luiz Augusto, que entrara no lugar de Marabá, recebeu passe e de fora da área marcou om primeiro da equipe visitante. Substituto de Rafael Moura, Balão completou para as redes depois de pegar a sobra, na segunda trave, em cobrança de escanteio aos 44 minutos.
ATLÉTICO-PR 3 X 2 PAYSANDU
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)Cartão amarelo: Adriano (ATL)Gols: Finazzi aos seis, Alan Bahia aos 20, Denis Marques aos 26, Luiz Augusto aos 40 e Balão aos 44 do segundo tempo.
ATLÉTICO-PR - Diego, JanCarlo, Adriano (João Leonardo), Durval e Moreno; Alan Bahia, André Conceição, Cristian, Ferreira; Denis Marques e Finazzi. Técnico: Evaristo de Macedo
PAYSANDU - Ronaldo, Jamur, Váldson, Felipe Saad e Cléber; Vânderson, Marabá (Luiz Augusto), Gian (José Augusto) e Rodrigo; Róbson e Rafael Moura (Balão). Técnico: Carlos Alberto Torres
Confira um show de imagens da vitória do Atlético
Confira como ficaram os times na classificação
Veja os outros resultados da rodada
Acompanhe como foram as atuações dos times paranaenses na rodada na versão em vídeo
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”