Eli Sabiá e Chico, do Atlético-PR e expulsos no jogo contra o Vasco, serão julgados pela Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quarta-feira, dia 28 de julho, a partir das 18h. E para evitar suspensões aos atletas, o departamento jurídico do clube irá alegar que houve excesso de rigor do árbitro nas expulsões.
A súmula do confronto - no qual o Vasco venceu por 3 a 1, em São Januário, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro - relata que o volante Chico deu um carrinho lateral em um adversário, atingindo-o no tornozelo direito. O árbitro aplicou cartão vermelho direto ao jogador, que, agora, responde ao artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O texto fala de prática de jogada violenta e prevê suspensão de uma a seis partidas.
"Tenho esperança de que, com as imagens do lance, possamos conseguir um bom resultado. Na minha opinião, não há sequer falta no lance. O jogador vai na bola", defende o advogado do Furacão, Domingos Moro, entrevista ao site Justiça Desportiva.
Também de seis partidas é a pena máxima que pode levar Eli Sabiá. No entanto, a denúncia ao zagueiro se deu com base no artigo 258 (assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva). Isso porque o árbitro relata que o jogador protestou contra uma marcação de maneira grosseira, jogando, inclusive, a bola no chão. Assim, recebeu o segundo cartão amarelo, e, por consequência, o vermelho.
"Nesse caso, houve, sim, uma reclamação um pouco acintosa, mas vamos analisar em que condições o primeiro cartão amarelo foi apresentado. De qualquer forma, não houve uma repercussão grande do lance, nada que justifique uma punição disciplinar maior", analisou Domingos Moro.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião