CLASSIFICAÇÃO - Acompanhe como acabou a classificação da Série A

CARREGANDO :)

Na despedida do Campeonato Brasileiro, o Atlético Paranaense venceu o Avaí por 1 a 0, nesta domingo (5), na Arena da Baixada. Com o resultado, o Rubro-Negro terminou na quinta posição, com 60 pontos, alcançando sua quarta melhor campanha em Campeonatos Brasileiros. Performance inferior apenas às campanhas do título de 2001, do vice em 2004 e da quarta colocação em 1983.

Publicidade

Não foi o encerramento sonhado pelo torcedor, que viu a equipe na disputa por uma vaga à Libertadores até a penúltima rodada. Mas, apesar disso, o time acabou aplaudido pela galera. Isso porque, além da colocação histórica e da classificação para a Sul-Americana, em 2010 o Furacão deixou para trás quatro anos consecutivos fugindo do rebaixamento.

"Valeu a vitória, a luta de todos. Vamos voltar para o ano que vem com a mentalidade de classificar para a Libertadores. Fomos mal no começo do campeonato e isso prejudicou o fim da campanha", avaliou o zagueiro Rafael Santos.

"Foi um campeonato muito importante para o Atlético. A torcida aplaudiu, gritou o nome dos jogadores, acho que valeu a pena. Temos que agradecer todo mundo que ajudou", declarou o goleiro Neto.

Despedidas?

A vitória – graças ao gol de cabeça de Paulo Baier, aos 7 minutos do primeiro tempo – marcou também possíveis despedidas. O zagueiro Rhodolfo e o volante Chico devem ter vestido pela última vez a camisa atleticana. A dupla, criada no CT do Caju, tem tudo para ser negociada com equipes do exterior na virada do ano. Maikon Leite, por sua vez, já arrumou as malas e voltou para o Santos.

Publicidade

"Foi um ano bom para mim, como foi para toda a equipe. Fui muito criticado no começo do ano, mas com a confiança de todo mundo, da diretoria, do treinador, melhorei. Faltou pouco, mas cumprimos o dever. O presidente falou que pode me negociar, mas quero descansar e pensar com calma", comentou Chico.

Além disso, dependendo da definição do cronograma de obras, a Arena pode já estar fechada quando o Brasileiro do ano que vem iniciar, em maio. Se assim for, o Rubro-Negro terá de mandar os seus compromissos em outro estádio da capital – provavelmente, a Vila Capanema, do Paraná.