Sydney A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) anunciou ontem que alguns torneios da temporada 2007 terão um novo formato de disputa. Em vez de eliminatórias simples até a grande decisão, as competições terão a inclusão de uma fase de grupos, chamada de "round robin", no tênis. A primeira experiência ocorrerá logo no primeiro torneio do ano, em Adelaide (Austrália), que será de 31 de dezembro a 7 de janeiro.
De acordo com os organizadores, 16 jogadores sendo quatro vindos do qualifying se enfrentarão em uma eliminatória simples na primeira rodada. Os oito classificados se juntarão aos 16 cabeças-de-chave e formarão oito grupos com três tenistas. Cada atleta fará duas partidas na chave e os primeiros colocados de cada grupo avançarão para as quartas-de-final, quando a disputa volta para o sistema de mata-mata até a decisão.
"Para os melhores do mundo, que regressarão do período de férias e pré-temporada, a primeira partida do ano é sempre dura. Agora ele sabem que jogarão, pelo menos, duas vezes durante a preparação para o Aberto da Austrália", disse Peter Johnston, diretor do Torneio de Adelaide. O Grand Slam australiano, o primeiro de 2007, começará no dia 15 de janeiro.
O sistema de grupos não é novidade no mundo do tênis. A Masters Cup, que reúne os oito melhores tenistas do ano e fecha a temporada em novembro, sempre é disputada no sistema "round robin" com dois grupos de quatro jogadores. Cada tenista joga três vezes na chave e os dois primeiros colocados passam às semifinais. A edição deste ano, que começará no dia 13, será em Xangai, na China.
Torneio de Linz
A russa Maria Sharapova segue firme na luta por mais um título, que seria o segundo em duas semanas consecutivas. Depois de ganhar o WTA de Zurique, na Suíça, a número 3 do mundo conseguiu, ontem, a classificação para as quartas-de-final do Torneio de Linz, na Áustria.
Com um pouco mais dificuldade apenas no primeiro set, Sharapova derrotou a grega Eleni Daniilidou por 2 sets a 0 com parciais de 7/5 e 6/1. Sua próxima rival será a sérvia Ana Ivanovic (cabeça 5), que bateu a polonesa Agnieszka Radwanska também por 2 a 0 com um duplo 6/2.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião