Os 16 pontos conquistados em Pau Ville, na França, ajudaram o curitibano Augusto Farfus Júnior a encostar na liderança da temporada 2009 do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC). O piloto está a seis pontos do líder e atual campeão Yvan Muller (Seat) e tentará neste fim de semana, em Valencia, na Espanha, diminuir ainda mais a diferença e, quem sabe, tomar a ponta do campeonato. Mas não será uma tarefa fácil.
Pelo bom desempenho na prova anterior, Farfus vai correr com o lastro máximo do WTCC (40 kg) nesta quinta etapa, no circuito espanhol de 4 km. Não bastasse este fato, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) modificou mais uma vez o regulamento técnico, subindo a pressão do turbo dos carros a diesel da Seat. A equipe espanhola não foi bem nas últimas duas etapas e deve dar uma resposta em Valencia. Em uma crescente com o novo carro, a Chevrolet também é uma ameaça, enquanto a Lada terá um novo motor. Ou seja, para a BMW resta lutar pelo máximo de pontos.
"A distribuição dos pesos dos lastros entre os carros tem um papel tão determinante em Valencia como em nenhuma outra prova do ano. Com isto em mente, nós não necessariamente temos as melhores cartas, mas vamos fazer o possível para manter o mesmo desempenho e os bons resultados que conseguimos em Pau Ville", disse Farfus, em entrevista ao site oficial da BMW.
No seu histórico em Valencia, o curitibano já venceu uma das baterias em 2006, quando ainda corria pela Alfa Romeo. Mas de lá para cá a BMW sofreu com a veloz pista de Valencia, vendo a rival Chevrolet levar as vitórias no último ano.
Os primeiros treinos livres acontecem na manhã de sábado (horário de Valencia), com a tomada de tempo marcada para o período da tarde e as duas baterias acontecendo no domingo.
Fim de semana de pouco sucesso em Nurburgring
Augusto Farfus disputou no último fim de semana as 24 horas de Nurburgring. O piloto, vencedor da sua categoria no ano passado a bordo do BMW 320d (o mesmo do WTCC, mas movido a diesel), neste ano correu no a BMW Z4 M GT3, ao lado dos alemães Dirk Muller e Claudia Hurtgen, e do sueco Stian Sorlie. Apesar dos bons tempos e da programação de chegar pelo menos ao pódio, Farfus e sua equipe abandonaram apenas depois de cinco horas, em virtude de uma quebra.
A bomba de óleo do motor quebrou e causou também a quebra do motor. "Sabíamos que não éramos o carro mais rápido da pista, mas o nosso objetivo era poder aumentar o ritmo logo pela manhã para brigar pelas primeiras posições", resumiu Farfus.