![Atropelamento atleticano no Pinheirão André marca o gol de abertura do placar na vitória por 3 a 0 do Atlético sobre o Flamengo, no Pinheirão, pelo Brasileiro de 1991: Zé Carlos era o goleiro do time carioca | Arquivo/ Gazeta do Povo](https://media.gazetadopovo.com.br/2012/01/05deea696ded1e3c78d67189c4d00186-gpLarge.jpg)
Foi a primeira partida do Atlético no Campeonato Brasileiro de 1991. E que estreia! Num dia 2 de fevereiro naquela época, o Nacional era disputado já no início do ano o Furacão fez valer a alcunha e atropelou o Flamengo por 3 a 0. Os gols foram marcados por André, Carlinhos Sabiá e Tico.
A foto retrata o exato momento em que a bola, arrematada pelo baixinho bigodudo André, vai parar nas redes do já falecido goleiro Zé Carlos. O tento de Sabiá, por sua vez, contou com um lançamento milimétrico de Éder Aleixo aquele mesmo, do chute forte e da mágica seleção brasileira de 1982. Por último, Tico anotou de pênalti sob uma tempestade no Pinheirão.
E o chamado "placar elástico" não foi conquistado sobre um time qualquer. Não bastasse ser o Flamengo, Júnior Baiano, Marcelinho Carioca e Zinho defendiam o escrete carioca sem contar Júnior, ainda na lateral-esquerda, mas já ostentando uma "nevasca" no cabelo.
Na sequência, o Atlético ainda venceria o Grêmio (4 a 2, em Curitiba) e o Fluminense (2 a 0, nas Laranjeiras). Largada que fez muito rubro-negro sonhar com o primeiro título nacional. Doce ilusão. Naquele campeonato, a equipe terminou na 17.ª colocação.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião