Atual campeã de Pilotos e Construtores nos últimos dois anos, a montadora espanhola Seat anunciou a sua saída do Campeonato Mundial de Turismo (WTCC). A informação já era esperada por quem acompanha a categoria de perto, e deixa assim a BMW, a Chevrolet e a Lada como únicas fábricas com equipes oficiais na categoria em 2010. Todavia, a debandada pode ser apenas "de fachada", já que haverá suporte aos carros particulares da Seat e a própria montadora poderá voltar em 2011.
Interessado direto pela notícia, o curitibano Augusto Farfus Júnior conversou com a Gazeta do Povo diretamente da Alemanha, onde vem trabalhando no carro da BMW deste ano. Embora reconheça uma polarização de forças, o piloto vê os Independentes da Seat vindo fortes no ano, mesmo não levando o rótulo de "time oficial". O próprio Farfus viveu algo semelhante em 2006, quando corria pela Alfa Romeo "não-oficial" e por pouco não ficou com o título.
"Já esperava por isso, creio que seja uma jogada simples para cortarem custos, já que o suporte da fábrica vai continuar. Quando o construtor participa de forma oficial, a inscrição paga à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) é muito alta, e influi no aumento de custos. Em tese eles vão correr com carros que não são oficiais, como ocorreu comigo em 2006. Acho que a Seat não parou o desenvolvimento do carro, e não descarto comparar a temporada como foi a da Brawn na Fórmula 1, perdendo o apoio da Honda, mas sendo campeã", analisou Farfus, por telefone.
A saída de Yvan Muller ao final de 2009, mesmo como ex-campeão de Pilotos da Seat um ano antes, já sinalizava uma diminuição do ritmo da marca no WTCC. Ainda não se sabe se o atual dono do título, o italiano Gabriele Tarquini, e o português Tiago Monteiro, irão correr neste ano, porém existe uma expectativa de que ambos integrem uma equipe não-oficial da montadora espanhola, dando assim cores às indicações feitas por Augusto Farfus Júnior.
"Depois de atingirmos todos os sucessos possíveis no WTCC, vamos focar nossos esforços em diferentes campeonatos, como o próprio WTCC. Sempre estamos ansiando por vencer quanto a Seat está na pista e, por isso, daremos todo o suporte necessário aos times que correrem com o nosso carro", disse o diretor esportivo da companhia, Jaime Puig.
A abertura da temporada deste ano acontece no dia 7 de março, em Curitiba. Mas entre os dias 24 e 26 de fevereiro, a BMW realizará treinos fechados no circuito Raul Boesel. Tudo para começar a temporada "na ponta dos cascos" e evitar a perda de pontos preciosos no início, como ocorreu no ano passado. "Era para estarmos treinando na Holanda, mas a neve não permitiu. Antes de ir ao Brasil vamos ter alguns dias de testes em Portugal", concluiu Farfus.
Vale lembrar que, como a Gazeta já trouxe no ano passado, para 2011 haverá uma padronização dos motores (1.6 turbo) para o WTCC e para o Campeonato Mundial de Rali (WRC), o que deverá significar corte de custos, equilíbrio e o retorno de montadoras aos dois campeonatos. No WTCC, há a expectativa pelas voltas da Seat e da Honda, e a entrada da Ford, viabilizando assim uma prova nos Estados Unidos.
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