O paranaense Augusto Farfus Jr, da BMW, conquistou neste domingo (30), no autódromo Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha, um feito inédito para o automobilismo brasileiro. Em sua temporada de estreia na DTM, o Campeonato Alemão de Turismo, ele se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma prova na categoria na história.
Saindo na pole position, o piloto nascido em Curitiba perdeu a liderança somente em um momento logo após uma das duas paradas obrigatórias nos boxes. Ao completar a última das 46 voltas no autódromo espanhol, ele conquistou também o prêmio de melhor novato da temporada, restando apenas uma etapa, em Hockenheim, no dia 21 de outubro. "Foi uma vitória merecida, e não por sorte. Trabalhamos muito para isso e o resultado foi mais do que fantástico. Fico muito feliz também por ser a primeira vitória brasileira no DTM, e sei que com isso estou escrevendo um pedacinho da história da categoria", afirmou Farfus Jr.
Dois pilotos da Audi completaram o pódio. O francês Adrian Tambay chegou em segundo e o sueco Mattias Ekstrom foi o terceiro.
A DTM é a principal categoria de turismo da Europa. Sediada na Alemanha, ela tem apenas montadoras alemãs concorrendo na atual temporada: BMW, Audi e Mercedes-Benz. Apesar do caráter nacional, a DTM corre em quatro pistas fora do território alemão na atual temporada (Espanha, Áustria, Inglaterra e Holanda) e tem entre seus concorrentes pilotos de outras dez nacionalidades, incluindo o brasileiro Augusto Farfus Jr. A atual temporada tem dois pilotos com boas passagens pela Fórmula 1, o alemão Ralf Schumacher e o britânico David Coulthard.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião