O paranaense Pedro Bianchini, 13 anos, voltou do estágio de um mês em kartódromos alemães mais satisfeito com a evolução como "mecânico" do que com os bons resultados na sua primeira experiência no exterior.
Apesar do orgulho de ter conseguido duas vitórias e um recorde da pista onde Michael Schumacher começou a correr, a experiência de comandar o ajuste do kart é a melhor relíquias que ele trouxe na bagagem.
Longe do conforto de ter três mecânicos à disposição para a preparação do veículo no Brasil, durante as três etapas na Alemanha, Bianchini contava com apenas um profissional para receber suas instruções e em inglês.
"Foi um pouco difícil porque tinha de pensar em todos os detalhes, um ajuste para cada circuito, considerando pista seca, dias de chuva e tomar todas as decisões. Mas me ajudou muito, me deixou mais confiante e realizado. Foi gratificante", afirmou.
O desempenho nas pistas comprova que as determinações (e o idioma) estavam corretos. Na primeira corrida, na pista de Wakersdorf, ele largou em 31.º e conseguiu chegar na 9.ª colocação. A segunda prova no mesmo circuito foi marcada por uma confusão entre pilotos. E ele acabou saindo da pista e voltou na última posição. Ainda assim, conseguiu terminar em 25.º entre os 46 participantes.
"A qualidade técnica dos pilotos é muito semelhante a dos brasileiros. O que me surpreendeu foi a quantidade de participantes", conta.
Na pista de Kerpen, onde Schumacher deu suas primeiras aceleradas, Pedro conseguiu a pole e o recorde do circuito na categoria júnior com a marca de 45s44. Mas ficou fora do pódio.
No fim de semana passado, ele concluiu a "turnê" alemã vencendo as suas provas na pista de Wittgenborn. "Fui mais para ganhar experiência, sem obrigação de vencer. Acabei voltando com a vontade de conquistar um título europeu", afirmou o piloto, que agora se concentra na disputa dos Campeonato Paulista de Kart, dia 20, e do Paranaense, em setembro.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”