Irati Evitar os erros que culminaram com a frustrante eliminação nas quartas-de-final do Campeonato Paranaense pelo Paraná é a intenção do Iraty, esta tarde, no inédito confronto contra o Vasco. A partida, válida pela segunda fase da Copa do Brasil, começa às 15h30, no Estádio Emílio Gomes. Pela primeira vez o Azulão enfrenta um adversário da elite do Brasileiro sem contar os paranaenses por um torneio nacional.
Buscando esquecer o fracasso regional e fugindo também da pressão da torcida, que cobra um bom resultado na partida contra os cariocas, o Iraty se isolou. Dentro de uma silenciosa pousada em Teixeira Soares (na região dos Campos Gerais), o técnico Val de Mello admitiu o favoritismo do rival, mas revelou como o representante do interior do estado pode surpreender. Para ele, o importante é não se expor tentando decidir tudo em casa. Erro aprendido duramente contra o Paraná.
"O mata-mata do Paranaense serviu de lição. Não poderíamos nos expor daquela maneira em casa. O grupo é jovem e se empolgou", comentou o técnico. "Nossa postura tem de ser ofensiva, mas com cautela. É uma partida de alto risco. Se dermos espaço novamente, podemos ser até eliminados precocemente", comentou, lembrando que um revés por mais de dois gols evita a realização de novo embate.
Assim, a estratégia traçada pelo Azulão é, acima de tudo, não perder. O empate sem gols também está nos planos. "Temos feito bons jogos fora de casa e no Rio a responsabilidade é deles. Só não podemos deixá-los chegar lá com alguma vantagem", destacou Val de Mello. Para incentivar o time, que sentiu a eliminação no Paranaense, o treinador evoca a importância do compromisso desta tarde.
Artilheiro do time com 18 gols na temporada, o atacante Leandro dá o tom desse apelo. "Sabemos que podemos ficar marcados no clube por esse jogo. E queremos entrar para a história do Iraty", falou, admitindo um quê de ansiedade. A decepção pela queda nas quartas-de-final do Estadual pode até ajudar o time. Pelo menos no quesito concentração. "Vimos que não podemos falhar. Jogamos melhor as duas partidas com o Paraná, mas não fizemos os gols", declarou, ressaltando que o grupo manteve a cabeça erguida.
Sem balançar as redes há dois jogos, o atacante conta com a redenção para ajudar o time e a si próprio. Fã de Ronaldo Fenômeno, Leandro sabe que seu futuro está sendo traçado pelos empresários e que brilhar contra o Vasco abriria ainda mais portas para o avante, que já estaria negociado com o Santos.
Em Irati
IratyVálter; Luís Paulo, Maurício (Ageu), Edson Borges e Márcio Goiano; Russo, Mini, André (Chimba) e Diogo; Mateus e Leandro.Técnico: Val de Mello
VascoRoberto (Cássio); Claudemir, Jorge Luiz, Éder e Diego; Ygor, Ives, Morais e Ramon; Edílson e Valdiram.Técnico: Renato Gaúcho.
Estádio: Coronel Emílio Gomes. Horário: 15h30. Árbitro: Iolando Marciano Rodrigues (SC). Auxs.: Kléber Lúcio Gil (SC) e Luiz Alberto Kallenberger (SC).
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode