Rafael Silva, o Baby, é medalha de bronze na categoria pesado no judô. Ele venceu o sul-coreano Sung-Min Kim no golden score após seu oponente ser advertido pela segunda vez. A penalidade valeu um yuko e deu a vitória para o Brasil. É a quarta medalha do judô brasileiro.
Silva contou detalhes dos duelos que disputou, principalmente o decisivo, que valeu medalha. "No último combate foi duro seguir lutando. Foi muito difícil porque tinha disputado quatro combates no 'golden score', mas estava preparado".
Trajetória
O brasileiro ganhou do húngaro Barna Bor na bandeira durante a repescagem, depois dos dois lutadores fazerem uma luta sem muita agressividade no tempo normal. Os dois atletas foram advertidos por falta de combatividade.
No golden score, quando qualquer golpe valeria a vitória, o brasileiro tentou, sem sucesso. O húngaro fez algumas tentativas, mas acabou enrolando a luta com falsos golpes. Mesmo assim, os juizes preferiram não aplicar mais uma advertência ao oponente do brasileiro e a decisão ficou na bandeira.
Rafael já havia sido derrotado pelo russo Alexander Mikhaylin, tricampeão mundial e foi disputar a repescagem contra o húngaro Barna Bor. O combate contra o russo foi bastante travado, com poucas chances de golpe. Cada judoca terminou o tempo normal com uma advertência por falta de combatividade. No golden score ninguém pontuou, mas Mikhaylin aplicou a melhor no brasileiro, o que acabou influenciando na decisão dos três jurados.
Para chegar às quartas de final, Baby havia vencido duas lutas por ippon, contra o islandês Thormodur Jonsson e o lituano Marius Paskevicius. A campanha começou com uma vitória tranquila. Após dominar amplamente todo o combate contra Jonsson, o brasileiro aplicou um katagai a 1min48s do fim da luta e venceu por ippon.
O combate da segunda rodada foi mais complicado. Com uma defesa eficiente dos dois lados, nem Baby nem Paskevicius conseguiram pontuar. A decisão foi para o golden score, em que no primeiro minuto Rafael Silva mandou o lituano para o chão, em mais uma vitória por ippon.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião